A Unha e a vogal “U” – Pintura
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto - Fonética -
Essa atividade educativa, para crianças da Educação Infantil, da vogal “U” objetiva iniciar as crianças no processo de letramento e alfabetização e prepará-las para reconhecimento das letras e posteriormente para leitura e escrita. Esta atividade possibilita que as crianças aprendam de maneira lúdica a reconhecer a vogal “U”, desenvolver habilidades de coordenação motora fina e expressão artística com a pintura dos desenhos. Por ser uma atividade lúdica, pode ser utilizado por pais e/ou educadores (as), em casa ou na escola, para garantir uma aprendizagem mais estimulante para as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula escrevendo na lousa mais uma letrinha do nosso alfabeto: a vogal “U”. Pronunciar a vogal “U” junto com as crianças. Faça isso mais de uma vez. É muito importante que as crianças assimilem o som e o associem com a grafia da letra. Falem a vogal “U” todos juntos e depois falem um de cada vez. Certifique-se de que todas as crianças pronunciem a vogal “U”.
- Ilustre a explicação sobre a letra “U” mostrando esse vídeo para as crianças Letra U!. Converse com elas sobre as palavras que aparecem no vídeo com a letra “U”, como por exemplo: uva, urubu e um, e depois pergunte para as crianças como se escreve a letra “U”. Incentive que as crianças façam com o dedo no ar o traçado da letra “U”.
- Peça para as crianças, exemplos de palavras que comecem com a vogal “U”. Dê exemplos você também: unha, uva, urubu, única, útil, utilidade, universo, urso, umbigo, um, uma, etc..Depois proponha a criação de uma história com as crianças. A regra é que cada um vai inventar uma parte da história, mas tem que colocar uma palavra com a vogal “U” no meio da parte inventada. Você começa dizendo…Era uma vez, um menino que…aí passa para outra criança e assim por diante!
- Oriente as crianças para o trabalho com a atividade educativa proposta na ficha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Peça para as crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre a “unha”, que é uma parte do corpo humano. Peça para cada criança olhar sua unha e mostrar umas para as outras. Ressalte que a palavra unha começa com a vogal “U”. Peça para as crianças colocarem o dedo sobre o traçado da vogal “U”. Depois peça para as crianças escolherem uma cor e pintarem com giz de cera toda a vogal “U” e depois pintarem a unha com guache.
- Entregue pedaços de barbantes de diferentes tamanhos para as crianças e peça para elas fazerem a letra “U” com os pedaços de barbantes. Deixe que as crianças façam sozinhas mas vá passando de uma por uma verificando se precisam de ajuda.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |