+


Um Cartão de Amor para a Mamãe – Pintura e Colagem

Esta atividade educativa “Um Cartão de Amor para a Mamãe” tem como proposta trabalhar com a criança em idade de Educação Infantil, a data comemorativa “Dia das Mães”, os conceitos de família, amor, respeito, incentivando o carinho e a gratidão para com a mamãe em casa e valorizado a figura materna. Além desses conceitos, o trabalho com essa atividade também possibilita o desenvolvimento de habilidades artísticas como pintura, colagem e criatividade, com a confecção, por parte das crianças, de um cartão carinhoso que pode ser entregue como presente para as mamães nesse dia tão especial.

Um Cartão de Amor para a Mamãe – Pintura e Colagem - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Pesquise com antecedência a realidade da família de cada criança da turma. Faça depois, uma roda de conversa onde cada criança possa falar um pouquinho sobre sua família e os membros nela existentes. Fale com as crianças sobre os conceitos de família, amor, respeito, gratidão, união e valorização sobre todos os tipos de família. Explique que as famílias são diferentes, mas todas são igualmente importantes. Foque na figura materna e peça para as crianças falarem uma de cada vez sobre sua mãe e sobre o que elas sentem pela sua mãe. Deixe-as falarem livremente. Explique que no Brasil, todo segundo domingo de maio é comemorado o Dia das Mães, e que, essa data comemorativa é muito importante para homenagearmos e prestigiarmos quem tanto amamos!
  • Fale com as crianças sobre a figura materna. Incentive que as crianças falem sobre suas mães, o que gostam e o que não gostam, as características de cada uma etc. Depois disso, entregue para cada criança uma folha em branco e peça para elas criarem um desenho cuja tema é: Minha Mamãe! Quando terminarem o desenho, cada criança deverá apresentar seu desenho, falando um pouco sobre sua mamãe.
  • Faça um vaso de flores para as mamães usando as mãos das crianças. Passe tinta guache por toda a mãozinha da criança e carimbe a mão em uma folha em branco. Feito isso, a palma da mão representará o vaso e cada dedo será o cabinho das flores. Agora é a hora de fazer as pétalas das flores. As flores deverão ser feitas na ponta do cabinho (dos dedos). Para fazer isso você tem várias opções: Você poderá lavar a mão da criança e agora pintar apenas a pontinha do dedinho indicador e pedir para as crianças carimbarem os dedinhos em volta do cabinho da flor, formando as pétalas ou você pode colar bolinhas coloridas para formar as pétalas, ou até mesmo desenhar e pintar as pétalas. Só tem que deixar tudo bem colorido e fazer com muito amor para ficar bem bonito! Afinal, a mamãe merece!!
  • Distribua a atividade educativa para as crianças. Fale sobre a data comemorativa Dia das Mães para as crianças e converse com elas sobre os diferentes tipos de mães, sobre amor, carinho, valorização, gratidão e respeito. Entregue para cada criança sua folha e explique que cada uma vai fazer uma pintura bem bonita para entregar o cartão carinhoso para a Mamãe. Leia a mensagem do cartão para as crianças: “Mamãe, eu te amo! Obrigado por cuidar tão bem de mim!” e mostre o símbolo dos dois dedinhos juntos que formam o coraçãozinho que simboliza o amor que sentem pela mamãe. Ensine as crianças a fazerem o símbolo com os dedinhos das mãos e diga para elas fazerem para as mamães quando cegarem em casa, explicando que o símbolo é um coração que significa eu te amo. Feito isso, cada criança deverá pintar a imagem do cartão como preferir, com as cores que mais gostar e usando o que preferir: tinta guache, giz de cera, lápis de cor ou canetinha. Se você quiser, pode também pedir para as crianças
  • Peça aos responsáveis da criança com antecedência, algumas roupas da mãe da criança. Mande um recado na agenda o dia e o tipo de roupa que será usado e explique a atividade para os responsáveis saberem do que se trata. Em sala de aula, no dia combinado, peça para as crianças se fantasiarem de suas mães e proponha uma apresentação teatral. A criança deverá representar a figura de sua mãe e se apresentar (como se fosse a mãe) para todos os coleguinhas. Vale dizer o nome, o que gosta de fazer e o que não gosta, as comidas preferidas etc.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF05 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Artes Visuais Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.

Comentários

X