A Tartaruga e a Letra “T” – Pintura e Escultura
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Ciências - Animais e Plantas - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto -
Aprender as letras do nosso alfabeto marca o início da leitura e da escrita para a criança em idade de Educação Infantil. Assim que a criança já começa a falar com mais fluência, ela já está preparada para aprender sobre as letras. Esse é um aprendizado muito importante para a alfabetização e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, pois as crianças começam a fazer relações entre os sons e a ortografia de cada letra e com isso, conseguem se comunicar melhor e aprimoram seu desenvolvimento cognitivo. Esse é o intuito da atividade educativa da letra “T”: iniciar os conceitos relacionados acima, e desenvolver nas crianças a expressão artística, motricidade além de ser um facilitador no processo de alfabetização.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula com a leitura de uma fábula para as crianças. Você pode usar essa fábula: Fábula – A Lebre e a Tartaruga. Converse com as crianças sobre a fábula e depois foque na personagem “Tartaruga” e chame a atenção das crianças para a palavra tartaruga que começa com a letra “T”.
- Ensine para a criança mais uma letra do nosso alfabeto: a letra “T”. Escreva na lousa a letra “T” no formato bastão bem grande para as crianças visualizarem. Pronunciar a letra “T” em voz alta e de maneira clara, e pedir para as crianças repetirem com você em coro o som da letra “T”. Depois que todas as crianças pronunciarem juntas a letra “T”, peça para uma criança por vez pronunciar a letra “T”.
- Peça para as crianças fazerem no ar com o dedinho o traçado da letra “T”. Dê exemplos de palavras que comecem com a letra ”T” (terra, tesouro, tigre, tapete, toupeira, tudo, teia, tesoura, tatu) e peça para as crianças darem exemplos também. Escreva os exemplos na lousa sempre dando destaque para letra “T”.
- Para ilustrar a aprendizagem das crianças, mostre esse vídeo para as crianças A Letra T. Converse com elas sobre todas as palavras que aparecem no vídeo com a letra “T”, como por exemplo: tapete, tatu, tomate, tambor, tartaruga e explique para as crianças que todas essas palavras começam com a letra “T”!
- Distribua para as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Leia o enunciado e explique-o em voz alta para as crianças. Peça para as crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre a Tartaruga que é um animal da nossa fauna. Explique que a palavra tartaruga começa com a letra “T”. Peça para as crianças colocarem o dedinho sobre o traçado da letra “T”. Depois peça para as crianças escolherem uma cor e pintarem com capricho toda a letra “T”. Em seguida, entregue massinhas de modelar para as crianças e oriente-as a moldarem a letra “T” com a massinha da cor de sua preferência.
- Faça com as crianças um passeio pela escola e peça para elas irem falando em voz alta tudo que encontrarem com a letra “T”. Você pode começar encontrando algumas palavras para dar o exemplo e incentivar as crianças!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02ET03 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |