Salada de Fruta – Números e Quantidade
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Ciências - Matemática - Contagem -
Com a atividade educativa “Salada de Frutas – Números e Quantidades” podemos, através do lúdico, ensinar para as crianças em idade de Educação Infantil, a importância de uma alimentação saudável através do consumo de frutas, ao mesmo tempo que desenvolvemos habilidades de fazerem relação entre a quantidade das frutas e sua representação escrita e numérica. Essa atividade pedagógica permite que a criança aprenda também um pouco sobre o conceito de gráfico, consiga representar quantidades de maneira informal e entenda as noções de mais, menos, quantidades iguais e diferentes.
Sugestões de Trabalho
- Conversar com as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável para nossa saúde. Dizer que as frutas são alimentos ricos em vitaminas e por isso são saudáveis e boas para o nosso consumo. Pergunte quem gosta de fruta? Qual fruta já comeu? Qual fruta mais gosta e qual não gosta? Enfim...inicie um debate e deixe as crianças falarem e se expressarem livremente.
- Se for possível, mostre esse vídeo para as crianças Gugudada – A Música das Frutas. Depois de assistir o vídeo, converse com as crianças sobre o que elas acharam e quais as frutas apareceram no vídeo. Pergunte para as crianças a quantidade de cada fruta que aparecia no trem. Se possível, leve algumas frutas em quantidades diferentes, ou imprima imagens de frutas e vá trabalhando com as crianças os números e as quantidades.
- Introduza o trabalho com a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique o enunciado em voz alta e de maneira clara para a criança. Aproveite para falar um pouco com as crianças sobre a importância das frutas para uma alimentação saudável. Explique que as frutas abaixo devem ser representadas no gráfico de acordo com a quantidade que aparecem na folha. Mostre para as crianças que para cada fruta elas devem pintar um retângulo de azul. Diga que elas deverão representar a quantidade de através dos retângulos pintados – para cada fruta um retângulo deverá ser pintado de azul! Oriente as crianças a contarem com calma e pintarem os retângulos com muita atenção. Faça junto com as crianças uma fileira e fique à disposição para ajudá-las com as restantes.
- Peça para as crianças representem a quantidade de frutas com os dedos das mãos. É só orientar a criança a levantar um dedinho para cada fruta que encontrar dentro do mesmo conjunto do gráfico. Como fazemos para contar com os dedos das mãos. Conte até cinco com os dedos para mostrar como se faz.
- Você pode fazer uma salada de fruta com as crianças. Peça com antecedência para os Responsáveis enviarem frutas (já divida para cada criança a quantidade e a fruta que deverá trazer como sugestão. Pode ser banana, maçã, pera, mamão, morango, uva, etc.). Converse com as crianças sobre as frutas e sua importância na nossa alimentação. Leve as crianças até a cozinha da escola e vá pegando as frutas, cortando e servindo para as crianças provarem. Depois converse com as crianças sobre as frutas que eles mais gostaram e a que menos gostaram, pergunte qual fruta tinha mais e qual tinha menos, etc. Assim, você vai reforçando na prática os conteúdos teóricos trabalhados em aula.
- Entregue massinhas de modelar para as crianças e peça para cada uma criar uma fruta de massinha!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |