+


Recorte e colagem - menino

Esta atividade educativa é indicada para crianças na creche ou pré-escola e trabalha com conceitos e conhecimentos sobre o corpo humano. Além de estimular a autoestima e introduzir a importância dos cuidados com o corpo, esta atividade também proporciona momentos lúdicos de integração e percepção do corpo humano como instrumento de comunicação e expressão com o outro e com o meio. Pais e educadores podem utilizar esta atividade como um auxílio no processo de ensino e aprendizagem, explorando conteúdos como linguagem oral, diferenças e semelhanças, características físicas entre meninos e meninas, entre outros.

Recorte e colagem - menino - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie as atividades sugerindo que as crianças observem o próprio corpo no espelho, e também o corpo dos seus colegas. Incentive as crianças a se tocarem para perceberem os próprios ossos, as batidas do coração e do pulso. Discuta com a turma as diferenças e semelhanças de cada um, as características físicas entre meninas e meninos.
  • Trabalhe com músicas que falam sobre o esquema corporal e que as crianças possam ir indicando em seu próprio corpo ou no do colega as partes do corpo conforme a música. Para esta atividade, sugerimos músicas como "Fui ao Mercado", "Corpo Humano" e "O Jacaré".
  • Para ter uma ideia do conhecimento que as crianças tem sobre o corpo humano, você pode solicitar que representem através de desenhos o próprio corpo. Em seguida, peça que pintem os desenhos utilizando, por exemplo, tinta guache, giz de cera ou lápis de cor.
  • Apresente aos alunos a atividade educativa proposta na ficha. Oriente-os e ajude-os a recortar cada parte do corpo do menino para colar sobre a sua sombra e, assim, formar o seu corpo.
  • Você pode solicitar às crianças que desenhem o corpo de uma criança (menino ou menina) e utilizar palitos de fósforo para fazer os braços e as pernas da criança.
  • Converse com as crianças sobre os cuidados com o corpo, como prevenção de acidentes, higiene corporal, cuidados com os dentes, lavar as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO05 O eu, o outro e o nós Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
EI03CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG04 Corpo, Gestos e Movimentos Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Movimento Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Música Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Natureza e Sociedade Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral.
Natureza e Sociedade Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.

Comentários

X