Recorte e colagem - menina
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Ciências - Corpo Humano -
O objetivo desta atividade educativa para crianças em idade pré-escolar é auxiliá-las a identificar as partes do corpo e suas funções, conscientizar sobre os cuidados e higiene com o próprio corpo, expressar sua criatividade e ampliar seu conhecimento de criação, bem como desenvolver sua coordenação e capacidade motora. Com esta atividade lúdica, pais e professores podem proporcionar às crianças um processo de ensino e aprendizagem mais divertido e estimulante.
Sugestões de Trabalho
- Proponha à turma uma brincadeira de observação do próprio corpo e do corpo do colega no espelho. Discuta com eles cada parte do corpo humano, nomeando suas semelhanças e diferenças. Incentive-os a expressarem suas ideias.
- Proponha atividades e brincadeiras em que as crianças possam tocar seu próprio corpo, ou o dos colegas, e percebam seus ossos, articulações, batidas do coração, batidas do pulso. Proponha também brincadeiras em que as crianças possam observar os dedos das mãos, as suas diferenças e aprendam a nomeá-los.
- Organize as crianças em uma roda e através de atividades orais e/ou práticas peça que a turma identifique as partes do corpo, apalpando-as e nomeando-as.
- Utilizando revistas antigas, solicite às crianças que recortem partes do corpo humano e depois colem formando corpos engraçados. Em seguida, peça que ilustrem através de desenhos o corpo humano. Este tipo de atividade proporciona momentos de muita diversão e as crianças adoram.
- Apresente às crianças a atividade proposta na ficha de atividades. Ajude-as a recortar cada segmento do corpo da menina para colar sobre sua sombra (na página 2), formando seu corpo.
- Para explorar a criatividade dos alunos, realize uma atividade de confecção de bonecos/bonecas utilizando jornais, sucatas ou até meias antigas.
- Construa um quebra-cabeça com figuras do corpo humano, de tal forma que as crianças possam trocar as partes e construir seus próprios personagens.
- Converse com a turma sobre os cuidados com corpo e a importância de tomar banho diariamente, cortar as unhas, lavar as mãos, manter os cabelos limpos, escovar os dentes, etc. Ainda, se a escola dispor de um laboratório, você pode levar as crianças para observar o esqueleto.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO05 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. |
EI03CG04 | Corpo, Gestos e Movimentos | Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF03 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. |
Movimento | Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. |
Movimento | Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. |
Natureza e Sociedade | Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente. |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo. |