A Ratoeira, o Rato e a Letra “R”– Pintura e Colagem
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto -
Na educação infantil, as crianças, cada uma a seu ritmo, têm início ao seu processo de alfabetização e letramento. No intuito de facilitar e tornar esse processo mais lúdico e prazeroso, essa atividade educativa tem o objetivo de apresentar a letra “R”, sempre relacionando o som com a grafia, utilizando muito a expressão artística da criança e relacionando com exemplos de palavras que comecem com a letra “R”. Nesse sentido, essa atividade educativa da letra “R” permite introduzir a criança no processo de letramento e alfabetização e também as prepara para reconhecimento das letras e posteriormente para escrita e leitura.
Sugestões de Trabalho
- Coloque as crianças em círculo e inicie a aula contando para elas uma fábula. Utilize a Fábula – A ratoeira e o rato. Após a leitura, faça um debate com as crianças sobre a fábula e sobre os ensinamentos da história. Feito isso, foque nas palavras Ratoeira e Rato, e informe as crianças que ambas as palavras começam com a letra “R” e é essa letra que aprenderemos na aula de hoje.
- Escreva na lousa a letra “R” no formato bastão, bem grande e apresente a letra “R” para as crianças. Peça para as crianças falarem com você o som da letra “R”. É de fundamental importância que as crianças falem, uma por vez e todas juntas. Você pode até fazer uma brincadeira de falar a letra “R” de diferentes maneiras: baixinho, alto, gritando, falando grosso, fininho, cantando, etc.
- Deixe sua explicação sobre a letra “R” bem lúdica, mostrando esse vídeo para as crianças Letra R - Letras. Peça que as crianças repitam as palavras que aparecem no vídeo com a letra “R”, como por exemplo: rato, raposa e depois estimule as crianças a falarem outros exemplos de palavras que também começam com a letra “R”. Você também pode dar exemplos para ajudar as crianças (Roupa, rápido, requeijão, rei, rainha, relógio, relva, rua, ronco, roleta, etc).
- Oriente as crianças traçarem a letra “R” no ar com o dedinho. Depois, entregue massinhas de modelar para as crianças e oriente as crianças a reproduzirem com as massinhas o traçado da letra R. Faça primeiro você para ensinar as crianças como se faz. Vá passando de criança em criança para ajudá-las nesse trabalho.
- Entregue a atividade educativa da letra “R” proposta na folha para as crianças. Explique com calma e em voz alta para a criança as instruções da atividade. Peça para crianças identificarem o que é o desenho. Fale para as crianças que o rato e a ratoeira começam com a letra “R”. Peça para as crianças pintarem a ratoeira e depois, peça para as crianças passarem o dedinho sobre o traçado da letra “R” . Feito isso, estimule as crianças a escolherem uma cor para pintarem a letra “R”. Após terminarem, peça para as crianças colarem recortes de papel sobre o traçado da letra “R” para decorá-la.
- Proponha uma brincadeira com as crianças. Sentadas em círculo, cada criança deverá falar uma palavra que comece com a letra “R” e tocar na próxima criança para passar a vez. A criança só poderá passar sua vez quando encontrar uma palavra com “R”. A criança seguinte também deverá falar uma palavra que comece com a letra “R” e assim por diante. Todos podem ajudar todos, inclusive o (a) educador (a). Afinal, o intuito da brincadeira é falar o máximo possível de palavras possível com a letra “R” para o aprendizado da criança.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01EF08 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.). |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc. |