A professora no caminho da escola
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Datas Comemorativas - Dia do Professor - Coordenação Motora -
Essa atividade educativa “A Professora no caminho da escola” tem o objetivo de homenagear esses profissionais tão importantes que são os professores. Anualmente no Brasil, o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro e é uma excelente oportunidade para homenagearmos esses profissionais que possuem um papel fundamental no desenvolvimento de todas as pessoas. Afinal, sem os professores seria impossível a formação de qualquer outro profissional. Além disso, é uma atividade que instiga nas crianças o pensamento lógico, a concentração, a observação, o raciocínio e a motricidade.
Sugestões de Trabalho
- Converse com as crianças sobre o Dia do Professor. Explique a origem da data, que teve como base o dia da implantação do Ensino Elementar no Brasil por Dom Pedro I: dia 15 de outubro de 1827. Explique a importância da data, pois ela permite a homenagem ao profissional responsável pelo desenvolvimento de todas as pessoas e de todos os outros profissionais existentes, e, consequentemente, muito importante para o desenvolvimento de um país. Explique a importância de valorizar o professor e a educação.
- Peça para as crianças fazerem um desenho para seu professor. Oriente um desenho livre, onde cada criança poderá desenhar e pintar, como e o que preferir. No final, quando todas as crianças tiverem terminado, peça para cada criança apresentar seu desenho.
- Faça uma sessão cinema com as crianças e mostre a elas esse vídeo “ Patati Patatá – Homenagem às Professoras”. Depois converse com as crianças sobre o vídeo. Pergunte o que elas acham dos professores e professoras que tiveram até hoje. Peça para elas falarem o que já aprenderam com esses profissionais. Deixe as crianças falarem livremente e vá incentivando esse diálogo.
- Entregue a atividade educativa da folha para as crianças. Explique que a professora precisa achar o caminho para a escola e nós precisamos ajudá-la! Peça para as crianças olharem o labirinto com a atenção e traçarem com o dedinho o caminho até a escola. Depois, peça para elas traçarem com lápis o caminho que leva a professora até a escola.
- Peça aos responsáveis da criança com antecedência, que enviem algumas porções de lanches comunitário para um piquenique com os alunos. Leve uma toalha e faça um piquenique com as crianças no pátio ou quadra da escola. Diga para elas que vocês estão comemorando o Dia do Professor e que todo professor é importante e deve ser lembrado e homenageado. Estabeleça um diálogo com as crianças a partir da seguinte pergunta: porque os professores são tão importantes? Deixe as crianças falarem e a partir daí, explique toda a importância dessa profissão tão nobre!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |
Matemática | Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação. |