+


Perto e longe

Com esta atividade educativa as crianças em idade pré-escolar podem desenvolver a criatividade, a observação e atenção, a percepção, os movimentos naturais e, ainda, aprender conceitos matemáticos como "perto" e "longe". Por ser um material lúdico, pais e professores podem utilizá-lo como mais um recurso didático no processo de alfabetização.

Perto e longe - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Realize a atividade proposta na ficha. Leia as instruções e peça para que os alunos observem os desenhos. Utilizando giz de cera ou lápis de cor, peça para que as crianças pintem o desenho do menino que está mais perto da bola e circulem o desenho daquele que está mais longe.
  • Disponha objetos pela sala de aula e peça para que as crianças identifiquem-os de acordo com suas posições. Por exemplo, faça perguntas como: "Qual é o objeto que está mais perto da porta?", "Qual objeto vocês acham que está mais longe do(a) professor(a)?", etc.
  • Proponha uma brincadeira a quadra de esportes. Faça um círculo grande no chão com giz de lousa ou fita e disponha as crianças segundo o desenho do círculo. Explique para a turma que você dará comandos como "perto ou longe", "dentro ou fora" e eles devem pular para perto ou para longe do círculo (para dentro ou para fora) conforme seus comandos.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.

Comentários

X