Perto e longe
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Matemática - Medidas -
Com esta atividade educativa as crianças em idade pré-escolar podem desenvolver a criatividade, a observação e atenção, a percepção, os movimentos naturais e, ainda, aprender conceitos matemáticos como "perto" e "longe". Por ser um material lúdico, pais e professores podem utilizá-lo como mais um recurso didático no processo de alfabetização.
Sugestões de Trabalho
- Realize a atividade proposta na ficha. Leia as instruções e peça para que os alunos observem os desenhos. Utilizando giz de cera ou lápis de cor, peça para que as crianças pintem o desenho do menino que está mais perto da bola e circulem o desenho daquele que está mais longe.
- Disponha objetos pela sala de aula e peça para que as crianças identifiquem-os de acordo com suas posições. Por exemplo, faça perguntas como: "Qual é o objeto que está mais perto da porta?", "Qual objeto vocês acham que está mais longe do(a) professor(a)?", etc.
- Proponha uma brincadeira a quadra de esportes. Faça um círculo grande no chão com giz de lousa ou fita e disponha as crianças segundo o desenho do círculo. Explique para a turma que você dará comandos como "perto ou longe", "dentro ou fora" e eles devem pular para perto ou para longe do círculo (para dentro ou para fora) conforme seus comandos.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |