Os Soldados e a Bandeira - Labirinto e Pintura
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Datas Comemorativas - Dia do Soldado - Coordenação Motora -
O soldado é o profissional responsável por proteger e lutar pela nação. No Brasil, todo ano no dia 25 de agosto é comemorado o dia do Soldado e, essa data comemorativa possibilita o trabalho com as crianças de vários temas importantes para a formação enquanto cidadão. E é esse o objetivo dessa atividade educativa, além de mostrar apara as crianças a importância desses profissionais para nosso país, também desenvolver o senso de nação e habilidades como raciocínio, percepção visual e coordenação motora fina.
Sugestões de Trabalho
- Fazer uma roda de conversa com os alunos e perguntar se eles sabem o que é um Soldado. Ouvir pacientemente a resposta das crianças e então explicar que o Soldado é o profissional de carreira militar que tem a missão de lutar e proteger nosso país e toda nossa nação.
- Explique que existem diferentes tipos de soldados e mostre-os para as crianças. Você pode pegar as imagens da internet e projetá-las para as crianças assistirem. Explique também para as crianças porque existe no Brasil uma data só para comemorarmos o dia do Soldado, diga quando é a data e como ela surgiu.
- Proponha para as crianças a construção de um chapéu feito de papel. Faça um para as crianças verem, dobrando as folhas e depois, faça outro junto com as crianças. Depois de pronto, oriente as crianças a pintarem seus chapéus como preferirem.
- Com os chapéus na cabeça, simule com as crianças a marcha dos soldados. Marche com as crianças em fila pela escola executando comandos simples como: direita vou ver! Mão na cintura vou ver! E assim por diante!
- Apresente essa música para as crianças: Marcha Soldado”, assista várias vezes se elas tiverem interesse. Cantem juntos quando as crianças aprenderem a letra.
- Inicie o trabalho com a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Explique que os soldados precisam proteger a bandeira do Brasil e para isso precisam chegar até ela. Por isso, as crianças devem achar e traçar o caminho que leva cada soldado até a bandeira. Diga que as crianças podem usar o giz de cera de sua preferência para traçar o caminho e podem até se quiserem, traçar um caminho de cada cor. Deixe que as crianças façam sozinhas a atividade, mas vá ajudando em caso de necessidade.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Natureza e Sociedade | Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição. |