Órgãos dos sentidos
Com esta atividade lúdica as crianças podem estudar os órgãos dos sentidos e conhecer um pouco mais sobre cada um dos cinco sentidos. Pais e professores podem utilizar esta atividade educativa em casa ou na sala de aula e proporcionar, além de conhecimento, um processo de ensino e aprendizagem mais divertido e estimulante, explorando assuntos relacionados ao corpo humano e mostrando o valor que devemos dar ao nosso corpo.
Sugestões de Trabalho
- Em uma roda de conversa, apresente às crianças os cinco sentidos (paladar, olfato, visão, tato, audição) e os órgãos que utilizamos para sentir cada um deles.
- Construa em EVA ou papel cartão os órgãos (orelha, olhos, nariz, língua e mão) gigantes para explicar para a turma a função de cada um deles. Vocês podem também criar um painel com os órgãos e sentidos e, em cada um deles, utilizar recortes de revistas ou jornais.
- Para aguçar o sentido do paladar, você pode fazer com a turma uma salada de frutas para que eles possam trabalhar os diferentes tipos e sabores de frutas. Separe também alimentos de diferentes sabores (limão, açúcar, café, sal, chocolate, etc.) e com os olhos vendados dê uma pequena quantidade de cada um deles para as crianças experimentarem. Ao final, peça para descreverem o que provarem ou faça perguntas como "era gostoso?", "era doce ou salgado?", etc.
- Leve para a sala de aula um ou mais CD's com diversos sons, como por exemplo choro, riso, chuva, avião, trovão, trem, carro, buzina, etc. Oriente as crianças a ficarem de olhos fechados e em silêncio ouvirem os diferentes sons. Neste momento, vá questionando as crianças sobre que som é este que estão ouvindo. Construa também chocalhos com copinhos descartáveis colocando dentro arroz, feijão, ou outro material para fazer barulho.
- Para aguçar o sentido da visão, leve as crianças para brincarem em frente ao espelho. Brinque também com a turma de cobra-cega.
- Leve para a sala de aula materiais com cheiros diversos, por exemplo perfume doce, bolo, sabonete, pão, frutas cortadas como laranja ou banana, etc. Organize as crianças em uma roda e, com os olhos vendados, vá passando os materiais para que elas identifiquem os cheiros. Depois mostre imagens dos materiais utilizados e peça que ordenem de acordo com os cheiros sentidos.
- Apresente a atividade educativa proposta na ficha e oriente as crianças a ligarem cada um dos desenhos (sorvete, televisão, violão com som, perfume e luvas) ao órgão do sentido correspondente.
- Você pode trabalhar também com músicas que explorem a temática dos cinco sentidos, como a música "Os Sentidos", de tal forma que as crianças possam melhor compreender e relacionar o que acabaram de estudar.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03EO05 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. |
EI03CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
EI03CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS01 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. |
Movimento | Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. |
Natureza e Sociedade | Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral. |