O Walkie-Talkie e a Letra “W” – Pintura e Colagem
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Escrita - Coordenação Motora - Leitura - Alfabeto -
Essa atividade educativa da letra “W” tem o objetivo de introduzir as crianças em idade de educação infantil no processo de alfabetização e letramento, orientando-as para o reconhecimento das letras, mais precisamente da letra “W”. Essa atividade pedagógica permite que as crianças aprendam de maneira lúdica e divertida a reconhecer o som e a grafia da letra “W”, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades de motricidade fina e expressão artística com a pintura e a colagem do traçado da letra. Pais e/ou educadores (as), podem utilizar essa atividade com as crianças, em casa ou na escola, para garantir uma aprendizagem mais estimulante e eficiente para as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Faça com os alunos uma sessão cinema e mostre esse vídeo para as crianças: a LETRA W. Depois de assistirem o vídeo apresente para as crianças a letra ”W”. Escreva na lousa bem grande e em formato bastão, a letra “W” e informe para as crianças que eles aprenderão mais uma letrinha do nosso alfabeto.
- Oriente as crianças fazerem com o dedo no ar, o traçado da letra “W”. Faça junto com as crianças. Peça para as crianças fazerem também, uma por vez. Ao final façam todos juntos de uma só vez. Podem fazer várias vezes se necessário.
- Para reforçar a aprendizagem das crianças sobre a letra “W”, mostre esse vídeo A Letra W - Letras. Converse com as crianças sobre o som e as palavras que aparecem no vídeo com a letra “W”, e depois pergunte para as crianças mais exemplos de palavras que começam com a letra “W”. Você também deve dar exemplos de palavras com a letra ”W” para ajudar as crianças: walkie-talkie, website, waffle, windsurfe, wi-fi, etc. Vale também falar exemplos de nomes que comecem com a letra “W”: Wanessa, Wagner, etc.
- Distribua para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado em voz alta e explique a atividade para a criança. Peça para crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o Walkie-Talkie que é um instrumento de comunicação de curtas distâncias e começa com a letra “W”. Se possível, leve um Walkie-Talkie para as crianças verem e manipularem. Peça para as crianças passarem o dedo sobre a letra “W”. Depois estimule-as para escolherem a cor de sua preferência e pintarem toda a letra “W”. Depois disso, ajude as crianças a passarem cola por todo o traçado da letra e colarem bolinhas de papel amassado para decorar a letra.
- Leve as crianças para o parquinho da escola, mais especificamente na areia. Coloque-as sentadas na areia e peça para que elas façam o traçado da letra “W” com o dedinho na areia.
- Você pode também construir com a criança um “ Alfabeto de Parede ”, escolha uma das opções sugeridas na postagem e confeccione o seu!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |