O Violão e a letra “V” – Pintura com tinta guache
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto -
Visando iniciar o reconhecimento das letras e preparar as crianças para o processo de letramento e alfabetização, essa atividade educativa da letra “V” permite que as crianças entrem em contato com as letras do nosso alfabeto, mais especificamente a letra “V” e aprendam de maneira lúdica o seu som e o seu traçado. Além disso, o trabalho com essa atividade também possibilita o desenvolvimento habilidades de motricidade e expressão artística com a pintura do traçado da letra com tinta guache. É uma atividade pedagógica instrutiva e lúdica, e pode ser utilizada por pais e/ou educadores (as), em casa ou na escola, para garantir uma aprendizagem mais eficiente para as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Explique para as crianças que hoje aprenderemos mais uma letrinha do nosso alfabeto: a letra “V”. Escreva a letra “V” na lousa para iniciar a aula. Explique para as crianças que muitas palavras são escritas com a letra “V”. Pronuncie “V” de maneira clara e estimule as crianças a falarem com você a letra “V”. É muito importante que as crianças assimilem o som com o traçado da letra.
- Mostre para as crianças esse vídeo A Letra V , para ilustrar sua explicação sobre a letra “V”. Converse com elas sobre o som e as palavras que aparecem no vídeo com a letra “V”, e depois peça para as crianças dizerem mais exemplos de palavras que começam com a letra “V”. Dê exemplos você também de palavras com a letra ”V” para ajudar as crianças: vida, vitória, verde, vegetal, voar, vudu, etc.
- Peça para as crianças fazerem com o dedo no ar, o traçado da letra “V”. Entregue pedaços de canudinhos e estimule cada criança a criar sua própria letra “V”. Fique à disposição das crianças para ajudá-las na confecção da letra.
- Entregue para as crianças a atividade pedagógica proposta na folha. Leia o enunciado e explique a atividade para as crianças. Peça para as crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o Violão que é um instrumento musical. Explique para as crianças que a palavra Violão começa com a letra “V”. Peça para as crianças passarem o dedinho sobre o traçado da letra “V”. Depois peça para as crianças escolherem a cor de sua preferência e pintarem, usando seu dedo, com tinta guache toda a letra “V”.
- Você pode levar um violão para mostrar para as crianças, ou ainda emprestar da escola caso tenha. Se não conseguir mostrar um violão ao vivo para as crianças, você pode mostrar esse vídeo para elas: O som do Violão.
- Você pode também fazer com as crianças um Alfabeto de Parede , são muitas as possibilidades que preparamos nessa matéria. Escolha a sua favorita e faça com as crianças. Você pode ir fazendo aos poucos conforme for ensinando as letrinhas para as crianças.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |