O Sapo não lava o Pé - Jogo das Sombras
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Música - Ciências - Animais e Plantas - Matemática - Formas - Padrões -
Essa atividade educativa permite o trabalho com música através da cantiga popular “O Sapo não Lava o Pé” e também possibilita que crianças em idade de Educação Infantil explorem o ambiente e o objeto por meio de manipulação e observação em busca da sombra correta no desenho. É uma atividade que possibilita também o desenvolvimento de habilidades de ritmo, coordenação motora fina, percepção visual e raciocínio. É uma atividade bastante lúdica e instrutiva, que permite também o trabalho sobre temas como partes do corpo, animais da fauna brasileira, higiene e até mesmo letras do alfabeto para crianças em idade de alfabetização.
Sugestões de Trabalho
- Saia com as crianças para um passeio pelo pátio ou quadra da escola. Chame a atenção das crianças para observarem suas sombras e a sombra de seus amigos. Explique para as crianças de maneira simples o que é aquela sombra: Você pode dizer que toda sobra é um espaço com falta de luz que foi obscurecido por um corpo opaco, ou seja, pode ser o contorno de uma figura que fica entre ela e o foco de luz. Em linhas gerais, podemos dizer que a luz bate no corpo e este projeta sua sombra no chão ou na parede, dependendo da posição em que está. Pelo passeio oriente a observação das crianças para todas as sombras que encontrarem, pode ser de pessoas, objetos, etc. Peça para elas mostrarem toda sombra que encontrarem.
- Explique que a sombra sempre representa um corpo ou um objeto que ela reflete e, portanto, seu formato é igual ao daquele que ela projetou. Apague as luzes da sala de aula e acenda algumas lanternas. Brinque com as crianças de criar figuras projetando a sombra das mãos nas paredes.
- Distribua para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Mostre a música do “Sapo não lava o pé” para as crianças e cante várias vezes com elas. Em seguida, diga que precisaremos ajudar o sapo a encontrar sua sombra correta, ou seja, aquela igualzinha ao desenho do sapo. Peça para as crianças observarem com calma todas as sombras e a compararem com o desenho. Vá fazendo a atividade junto das crianças, orientando a percepção das crianças para os detalhes. Quando encontrarem a sombra correta, oriente as crianças a circularem a sombra do sapo.
- Converse com as crianças sobre o sapo. Informe que ele é um animal da fauna brasileira e fale um pouquinho sobre ele. Ele se alimenta basicamente por insetos e quando vai comer lança sua língua que tem a ponta pegajosa e acaba grudando sua comida. Ele se movimenta pulando bem alto. É um animal terrestre mas vive perto de onde tem água pois depende dela para manter sua pele úmida. Você pode mostrar esse vídeo, "Sapo“, para ilustrar sua explicação.
- Através de brincadeiras, você pode trabalhar mímicas com as crianças. Você dá o comando e elas imitam. Podem imitar o salto do sapo, o biquinho do peixe, as asas de um pássaro e imitar expressões comuns do ser humano, como correr, caminhar, pular, etc.
- Você também pode aproveitar a cantiga popular descrita na atividade e trabalhar diversos outros temas como sugerimos aqui neste post "Cantiga Popular- O Sapo Não Lava o Pé".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Música | Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |