+


O Pinguim e a Letra “P” – Pintura e colagem

Reconhecer o som e o traçado das letras do nosso alfabeto faz parte do início do processo de letramento e alfabetização das crianças em idade de Educação Infantil. Esse processo pode ser iniciado, desde que de maneira natural e lúdica, assim que a criança começar a falar um pouco mais fluente, pois nessa fase, ela já estará pronta para aprender e reconhecer as letras. Esse aprendizado permite o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura, pois as crianças começam a associar o som e o traçado de cada letra e com isso, vão conseguindo comunicar-se melhor e aprimorar seu desenvolvimento cognitivo e sua oralidade. Esse é o objetivo principal dessa atividade educativa da letra “P”: introduzir todos os processos e conceitos descritos acima, e ao mesmo tempo desenvolver a expressão artística, percepção visual e coordenação motora fina na criança.

O Pinguim e a Letra “P” – Pintura e colagem - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a aula mostrando essa música para as crianças: O Pinguim. Pergunte para as crianças se elas sabem dizer de qual animal a música fala. Deixe as crianças falarem livremente. Escreva na lousa a palavra PINGUIM com letra bastão e explique para as crianças que essa palavra começa com a letra “P”. Dê destaque para a letra “P” na palavra Pinguim. Pronuncie a letra “P” em voz com as crianças. Vocês podem pronunciar a letra “P” juntos e também um de cada vez.
  • Para deixar a aprendizagem das crianças mais lúdica, mostre esse vídeo para elas Alfabeto especial para as crianças - P. Relembre com elas as palavras que aparecem no vídeo com a letra “P”, como por exemplo: peixe, pirata, palmeira, pato... e peça para as crianças também dizerem as palavras para te ajudar. Anote todas as palavras na lousa dando destaque especial para a letra “P” e explique para as crianças que todas essas palavras começam com a letra “P”!
  • Estimule as crianças desenharem com o dedinho no ar a letra “P”. Dê exemplos de palavras que comecem com a letra ”P” (Pastel, peixe, porco, panela, pião etc.) e peça para as crianças darem exemplos também.
  • Faça um o que é o que é com as crianças. Por exemplo: O que é, o que é....que dorme em pé e anda deitado? Resposta: o pé! Chame a atenção das crianças para a palavra pé que começa com a letra “P”.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Leia o enunciado calmamente e explique-o para as crianças entenderem o que deverá ser feito. Peça para as crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o Pinguim, que é um animal da fauna mundial e que vive em ambientes frios. Pergunte se as crianças já viram um Pinguim. Deixe-as falarem livremente. Explique que a palavra Pinguim começa com a letra “P”. Peça para as crianças colocarem o dedinho sobre o traçado da letra “P”. Em seguida, peça para as crianças escolherem uma cor e pintarem todo o traçado da letra “P” e quando terminarem a pintura, deverão colar bolinhas de papel crepom para decorar a letra (você poderá providenciar o papel crepom ou pedir com antecedência para os responsáveis das crianças).
  • Crie com as crianças esculturas com a letra “P”. Entregue massinhas de modelar para as crianças e oriente-as a construírem ou a letra “P” ou palavras que comecem com a letra “P”, por exemplo: pato, peixe, pinguim, pé, etc. Estimule a criatividade das crianças e ao final, peça para cada uma apresentar seu trabalho, explicando-os para a turma.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Natureza e Sociedade Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.

Comentários

X