+


O Número “8” – Caligrafia

Para as crianças da Educação Infantil a matemática deve ser estimulada através de situações e experiências que a criança vivencia, e devem despertar a curiosidade e fazerem as crianças explorarem ideias e testarem hipóteses. Nesse sentido, a atividade educativa “O Número “8” – Caligrafia” tem o objetivo de ensinar e treinar o traçado do número “8” com as crianças, além de desenvolver o raciocínio lógico, a observação, a percepção visual e a atenção com o desafio das caixas de ovos. Essa atividade matemática, estimula que a criança aprenda a correta grafia do número 8, tenha conhecimento da quantidade que o número representa, relacionando assim, o número com a sua respectiva quantidade.

O Número “8” – Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Revise com as crianças os conceitos sobre os números e informe que na aula de hoje vocês falarão especificamente sobre o número 8. Escreva na lousa o número 8 e desenhe 8 corações ao lado, representando a quantidade que o número representa.
  • Peça para 8 crianças ficarem em pé. Reforce a quantidade do número 8 por meio de estratégias concretas, peça para os alunos colocarem sobre a mesa 8 objetos e depois mostrar para os colegas, contando-os.
  • Leve as crianças até um parque de areia e peça para elas escreverem o número 8 na areia. Passeie pelo quintal da escola, ou pelo pátio e quadra e peça para elas irem coletando 8 coisas no caminho. Na volta para a sala, faça uma roda e peça para cada criança mostrar seus 8 objetos coletados.
  • Use estratégias lúdicas como a música “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho” para ensinar os números para as crianças. É sempre muito eficiente unir diversão e aprendizagem!
  • Entregue para as crianças a atividade e educativa proposta na folha. Ensine o traçado correto do número 8, mostrando o movimento correto da grafia do número 8. Depois disso, estimule que as crianças representem a quantidade do número 8 com os dedinhos das mãos. Mire a atenção das crianças para o número 8 da folha. Ensine as crianças a contornarem com lápis todo o traçado do número “8” que encontrarem na folha e depois, peça para elas fazerem sozinhas mais número “8” até completarem a linha. Reforce que é muito importante seguirem o movimento correto da escrita do número. Ajude-as sempre que necessário. Quando todas as crianças tiverem finalizado essa parte da tarefa, faça com elas o desafio das caixas de ovos proposto na parte debaixo da folha. Incentive as crianças a observarem as caixas de ovos e circularem a caixa que possui exatamente “8” ovos. Pergunte como elas chegaram na resposta, e, se necessário, ajude as crianças a encontrar a resposta desse desafio.
  • Entregue uma folha em branco para as crianças e um pouco de massinha de modelar. Peça para as crianças fazerem o número 8 com massinha em cima da folha e moldar 8 bolinhas ao lado do número. Fique à disposição para orientá-las se necessário. Ao final, peça para cada criança apresentar seu trabalho, passando o dedo sobre o 8 feito com massinha e contando as bolinhas para os colegas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.

Comentários

X