+


O Número “2” – Caligrafia

A atividade educativa “O Número “2” – Caligrafia” tem como objetivo ensinar e treinar a grafia correta do número 2 com as crianças em idade de Educação Infantil, a fim de estimular a grafia e a leitura dos números como alicerce para assimilação de diversos conteúdos matemáticos. É uma atividade que possibilita que a criança além de conhecer a correta grafia do número 2 também tenha noção da quantidade que ele representa, além de desenvolver habilidades de coordenação motora fina, percepção visual e raciocínio lógico.

O Número “2” – Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Relembre com as crianças sobre o número “2”. Escreva na lousa o número “2” bem grande e ensine o movimento da escrita do número para as crianças. Ensine para as crianças a quantidade representada pelo número 2 e fale sobre a importância de escrever corretamente o número, seja para entender o próprio número que escreveu ou se fazer entender por outros, pois isso fará muita diferença quando chegar a hora de efetuar as continhas.
  • Peça para as crianças a irem até a lousa para escreverem o número “2” fazendo corretamente o movimento da escrita do número. Fale para as crianças a participarem sem medo de errar. Elogie a participação de cada uma das crianças.
  • Entregue para cada criança uma folha em branco e com pincel e guache peça para as crianças fazerem o número “2”. Vá passando de criança em criança para ajudá-las se necessário com o movimento correto do número e aproveite para parabenizar o trabalho delas. Depois que todas terminarem, peça para que elas passem o dedinho contornando todo o número “2” que fizeram. Dessa maneira, elas vão assimilando o movimento da grafia do número.
  • Utilize a música “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho” para ensinar os números para as crianças. É sempre muito divertido aprender matemática de maneira lúdica, pois as crianças aprendem se divertindo!
  • Distribua para as crianças a atividade pedagógica “O Número 2 – Caligrafia” proposta na folha. Mostre para as crianças a escrita correta do número 2, ensinando o movimento correto da escrita do número para as crianças. Feito isso, peça para as crianças representarem a quantidade do número 2 levantando os dedos das mãos. Mostre para as crianças o número 2 da folha. Peça para as crianças contornarem com lápis todo número “2” que encontrarem na folha e depois fazerem mais número “2” até completarem a linha. Diga que é muito importante seguirem o movimento da escrita do número. Ajude-as sempre que necessário. Quando todos tiverem terminado essa parte da tarefa, proponha o desafio das caixas de ovos. Oriente as crianças a observarem as caixas de ovos abaixo e circularem a caixa que possui apenas “2” ovos. Ajude-as com esse desafio, se necessário.
  • Entregue pedaços de barbantes para as crianças e peça para elas moldarem o número “2” de barbante. Feito isso, peça para cada criança modelar dois círculos com os pedaços de barbante.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.

Comentários

X