O Número “10” – Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Números - Matemática - Adição e Subtração - Contagem -
Nesta atividade educativa matemática chamada “O Número “10” – Caligrafia” será possível desenvolver conhecimentos matemáticos básicos como reconhecer e escrever o número dez (10), assim como a quantidade que ele representa. A atividade também propõe um desafio onde é possível trabalhar com quantificação de elementos de uma coleção, contagem, estimativas, agrupamentos, pareamento e comparação. Se tudo isso já não fosse suficiente, é uma atividade que faz com que a criança exercite o correto movimento de escrita do número 10, desenvolvendo assim, habilidades de coordenação motora fina, percepção visual, concentração, raciocínio lógico e atenção.
Sugestões de Trabalho
- Inicie com uma conversa com as crianças. Fale sobre os números. Distribua um saquinho com dez feijões para as crianças e pergunte quantos feijões tem no saquinho. Espere pela resposta das crianças e depois escreva o número 10 na lousa. Informe para as crianças que a aula de hoje será sobre o número 10.
- Fixe o conceito de número 10 através de músicas como: Indiozinhos ou também “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho” e cante com as crianças.
- Proponha uma atividade. Distribua cartelas de bingo com vários números de 0 a 10 e explique que você irá sortear os números, e cada vez que você disser um número, elas deverão marcar na cartela o número sorteado. Elas poderão marcar colocando um feijão sobre o número que for sorteado.
- Explique para as crianças o correto movimento da grafia do número 10. Escreva na lousa, mostrando bem o movimento da escrita para as crianças. Peça para as crianças para irem a lousa também escrever o número 10. Depois, incentive que as crianças escrevam o número 10 com o dedo no ar, seguindo o correto movimento da escrita do número.
- Distribua para a turma a atividade educativa proposta na folha. Mostre para as crianças o movimento correto da escrita do número 10. Depois, estimule as crianças representarem a quantidade do número 10 levantando os dedinhos das mãos. Então, direcione a atenção das crianças para o número 10 da atividade educativa. Diga que elas deverão contornar com lápis todo número “10” que encontrarem na folha e depois fazerem mais número “10” sozinhas até o final da linha. Deixe claro que é muito importante que elas escrevam o número fazendo o correto movimento da escrita. Ajude-as sempre que necessário. Quando todas já tiverem terminado essa parte da tarefa, passe para o desafio das caixas de ovos. Peça para as crianças contarem os ovos de todas as caixas e então circularem a caixa que possui todos os “10” ovos.
- Para finalizar, dê uma folha em branco para cada criança e 10 pedaços de macarrão espaguete. Peça para as crianças criarem uma obra de arte usando os dez pedaços de macarrão. Depois que todas terminarem, peça para cada criança apresentar sua obra prima.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. |
Matemática | Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. |
Matemática | Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |