O Número “1” - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Números - Matemática - Contagem -
A matemática está presente na vida das pessoas desde crianças. No dia a dia presenciamos o quanto o conhecimento matemático é importante, seja através dos números, da ordenação, da contagem, das noções de quantidade e espaço, medidas, formas geométricas, entre outros. Diante disso, o trabalho com essa atividade educativa “O Número “1” – Caligrafia” possibilita para as crianças o conhecimento dos números, mais especificamente do número 1 e o treino correto de sua grafia. Além disso, possibilita a aplicação do conhecimento no enigma apresentado com os ovos na caixa. É uma atividade simples e divertida que aproveita situações do cotidiano das crianças para desenvolvimento dos saberes matemáticos e de outras habilidades como motricidade fina, atenção, resolução de problemas e percepção visual.
Sugestões de Trabalho
- Revise com as crianças sobre o número “1”. Escreva na lousa bem grande o número “1” ensinando o movimento da grafia do número as crianças. Explique para as crianças a quantidade representada pelo número 1 e fale sobre a importância de escrever corretamente o número, seja para entender o próprio número que escreveu ou se fazer entender por outros, pois isso fará muita diferença quando chegar a hora de efetuar as continhas.
- Convide as crianças a irem até a lousa para escreverem o número “1” fazendo corretamente o movimento da grafia do número. Incentive as crianças a participarem sem medo de errar. Elogie a participação.
- Distribua uma folha em branco e com pincel e guache oriente as crianças a modelarem o número “1”. Vá passando de criança em criança para ajudá-las se necessário e aproveite para parabenizar o trabalho delas. Depois que todas terminarem, peça para que elas passem o dedinho contornando toda o número “1” que fizeram. Dessa maneira, elas vão assimilando o movimento da grafia do número.
- Deixe a aprendizagem ainda mais divertida e cante com as crianças a música “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho”. É sempre muito eficiente aprender matemática de maneira lúdica, pois as crianças aprendem enquanto se divertem!
- Entregue para as crianças a atividade pedagógica “O Número 1 – Caligrafia” proposta na folha. Mostre para as crianças a grafia correta do número 1. Ensine o movimento da grafia do número para as crianças. Depois peça para as crianças representarem o número 1 levantando o dedinho da mão. Mostre para as crianças o número 1 da folha. Peça para as crianças contornarem todo número “1” que encontrarem na folha e depois fazerem mais número “1” até completarem a linha. Reforce que é muito importante seguirem o movimento da grafia do número. Fique à disposição e ajude-as se necessário. Quando terminarem essa parte da tarefa, proponha o desafio das caixas de ovos. Peça para as crianças observarem as caixas de ovos abaixo e circularem a caixa que possui apenas “1” ovo. Ajude-as novamente se necessário.
- Entregue massinhas de modelar para as crianças e peça para elas moldarem o número “1” de massinha de modelar. Feito isso, peça para cada criança modelar uma fruta de sua preferência.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Matemática | Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |
Matemática | Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. |
Matemática | Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades. |