O Nariz e a letra “N” – Pintura com tinta guache
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto -
Com o intuito de inserir as crianças no processo de alfabetização e letramento e prepará-las para reconhecimento das letras, essa atividade didática da letra “N” possibilita que as crianças aprendam de maneira natural e divertida a reconhecer o traçado e o som da letra “N”, e também, desenvolver habilidades de motricidade e expressão artística com a pintura do traçado da letra com tinta guache. Por ser uma atividade instrutiva e lúdica, pode ser utilizada por pais e/ou educadores (as), em casa ou na escola, para garantir uma aprendizagem mais eficiente para as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Fale para os alunos que hoje aprenderemos mais uma letrinha do nosso alfabeto: a letra “N”. Escreva a letra “N” na lousa para iniciar a aula. Explique para as crianças que muitas palavras são escritas com a letra “N”. Pronuncie “N” de maneira clara e estimule as crianças a falarem com você a letra “N”. É muito importante que as crianças assimilem o som com o traçado da letra.
- Mostre para as crianças esse vídeo A música do Alfabeto – ABC em português - N , para ilustrar sua explicação sobre a letra “N”. Debata com elas sobre o som e as palavras que aparecem no vídeo com a letra “N”, e depois peça para as crianças dizerem mais exemplos de palavras que começam com a letra “N”. Dê exemplos você também de palavras com a letra ”N” para ajudar as crianças: neto, nuca, núcleo, novo etc.
- Peça para as crianças fazerem com o dedo no ar, o traçado da letra “N”. Entregue pedaços de canudinhos e estimule cada criança a criar sua própria letra “N”. Fique à disposição das crianças para ajudá-las na confecção da letra.
- Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado e explique a atividade para as crianças. Peça para as crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o Nariz que é uma parte do corpo humano muito importante e responsável pelo sentido do olfato. Explique para as crianças que a palavra Nariz começa com a letra “N”. Peça para as crianças passarem o dedinho sobre o traçado da letra “N”. Depois peça para as crianças escolherem a cor de sua preferência e pintarem com tinta guache toda a letra “N”.
- Você pode também construir com as crianças um Alfabeto de Parede, são muitas as possibilidades que preparamos nessa postagem. Escolha a sua favorita e confeccione com as crianças. Você pode ir construindo aos poucos conforme for ensinando as letrinhas para as crianças.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF05 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. |