O Ketchup e a Letra “K” – Pintura com guache
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto -
Faz parte do início do processo de alfabetização conhecer o som e reconhecer a grafia das letras do nosso alfabeto. Essa aprendizagem marca o início do letramento para a criança na Educação Infantil. Esse processo já pode ser iniciado assim que a criança começar a falar mais fluentemente, pois nesse caso, ela já estará preparada para aprender e reconhecer as letras. Esse aprendizado possibilita o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, pois permite que a criança comece a fazer associações entre o som e a grafia de cada letra e vão com isso, conseguindo se comunicar melhor e aprimorando seu desenvolvimento cognitivo. Esse é o principal intuito dessa atividade educativa da letra “K”: iniciar todos os processos e conceitos descritos acima, ao mesmo tempo que desenvolve a expressão artística, motricidade e percepção visual na criança.
Sugestões de Trabalho
- Ensinar para as crianças mais uma letrinha do nosso alfabeto: a letra “k”. Escreva na lousa a letra “k” no formato bastão bem grande para as crianças visualizarem. Pronunciar a letra “k” em voz alta e de maneira clara, e pedir para as crianças repetirem com você em coro o som da letra “k”. Vocês podem pronunciar a letra “K” todos juntos e também um por vez.
- Para ilustrar a aprendizagem das crianças, mostre esse vídeo para as crianças Letra K - Letras. Retome com elas sobre todas as palavras que aparecem no vídeo com a letra “K”, como por exemplo: ketchup, kart, kung-fu.... peça para as crianças também lembrarem as palavras para te ajudar. Anote todas as palavras na lousa dando destaque para a letra “K” e explique para as crianças que todas essas palavras começam com a letra “K”!
- Peça para as crianças desenharem com o dedo no ar a letra “K”. Dê exemplos de palavras que comecem com a letra ”K” (kiwi, karatê, Kartódromo, Kit, Kafta, etc.) e peça para as crianças darem exemplos também. Vale também dizer nomes de pessoas que comecem com a letra “K” (Kátia, Keila, Kelly, etc.).
- Faça um o que é o que é com as crianças. Pergunte qual a fruta que é peludinha por fora e verdinha por dentro e começa com a letra “K”. Você pode ir dando dicas para as crianças adivinharem. A resposta é “KIWI”, mas também você pode ser surpreendido com a criatividade das crianças! Se possível, leve alguns Kiwis para cortar e mostrar para as crianças.
- Introduza com as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado e explique-o em voz alta e devagar para as crianças entenderem o que está sendo pedido. Peça para as crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o Ketchup, que é um molho com tomate e mais alguns temperos, de origem chinesa, muito usado no cachorro-quente. Pergunte se as crianças conhecem Ketchup e se já comeram e como comeram. Deixe-as falarem livremente. Explique que a palavra Ketchup começa com a letra “K”. Peça para as crianças colocarem o dedinho sobre a letra “K”. Depois peça para as crianças escolherem uma cor e pintarem com guache e pincel todo o traçado da letra “K”.
- Crie com as crianças uma escultura da letra “K”. Entregue massinhas de modelar para as crianças e oriente-as a construírem a letra “K” modelando a massinha. Estimule que as crianças façam sozinhas mas fique à disposição para ajudá-las se necessário.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |