O Jornal e a letra “J” – Pintura e Colagem
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto -
Com essa atividade educativa da letra “J” as crianças aprendem se divertindo. É uma atividade que possibilita o aprendizado da letra “J” do nosso alfabeto, introduzindo a criança no processo de alfabetização e letramento, além de desenvolver também habilidades artísticas através da pintura e colagem do traçado da letra, motricidade, percepção visual e desenvolvimento da linguagem oral. A criança aprenderá a reconhecer a letra “J”, identificar seu som e assimilá-la com algumas palavras que começam com “J”. É uma atividade simples e muito funcional, onde pais e educadores (as) podem trabalhar com as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Ensinar para a criança mais uma letra do nosso alfabeto: a letra “J”. Pronunciar a letra “J” de maneira clara e bem devagar e pedir para as crianças repetirem com você em coro o som da letra “J”. Depois que todas as crianças pronunciarem juntas a letra “J” peça para uma criança por vez pronunciar a letra “J”.
- Escreva a letra “J” na lousa. Estimule as crianças a fazerem no ar com o dedinho o traçado da letra “J”. Dê exemplos de palavras que comecem com a letra “J” (jaula, jarro, janela, jacaré, jabuti, jogo, joia, jornal etc.) e peça para as crianças darem exemplos também. Escreva todos os exemplos na lousa destacando a letra “J”.
- Leve jornais e revistas velhos e peça para as crianças olharem e tentarem achar letras “J”. Divida-as em pequenos grupos para a atividade ficar mais dinâmica. Ao encontrarem, peça para as crianças recortarem ou circularem a letra “J”. Ao final, peça para cada grupo mostrar para a turma quantas letras “J” conseguiu encontrar.
- Mostre esse vídeo para as crianças A música da Letra J . Converse com elas sobre todas as palavras que aparecem no vídeo com a letra “J”, como por exemplo: janela, jornal, joaninha, já, e pergunte para as crianças o que essas palavras têm em comum? Incentive que as crianças respondam que todas começam com a letra “J”.
- Trabalhe com as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Leia e explique o enunciado calmamente para a criança. Peça para crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o jornal que é um meio de comunicação escrito que traz notícias para as pessoas e é uma palavra que começa com a letra “J”. Leve um jornal para as crianças manipularem. Peça para as crianças passarem o dedo sobre a letra “J”. Depois peça para as crianças escolherem uma cor e pintarem com capricho toda a letra “J”. Em seguida, estimule as crianças a recortarem pedaços de jornal, (você pode pedir com antecedência para os responsáveis das crianças mandarem ou você mesmo poderá providenciar), e peça para elas colorem sobre o traçado da letra “J”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |