O Caminhão e as Formas Geométricas - Pintura
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Estudos Sociais - Meios de Transporte - Matemática - Formas -
Esta atividade educativa possibilita desenvolver nas crianças em idade pré-escolar as habilidades cognitivas de reconhecimento de cores e formas geométricas. É muito importante para a realização dessa atividade, que o educador se utilize dos conhecimentos prévios das crianças sobre as cores e as formas geométricas para a partir desse conhecimento introduzir os conceitos formais. Aproveitar a curiosidade e estimular a experiência prática das crianças é fundamental para o estudo desses conceitos e o início do desenvolvimento do raciocínio espacial de maneira lúdica e natural.
Sugestões de Trabalho
- Explique para as crianças que a aula de hoje será sobre formas geométricas. Pergunte a elas, se sabem o que é uma forma geométrica. Deixe as crianças falarem livremente. Explique de maneira bem simples que formas geométricas nada mais são do que o formato de todas as coisas que existem no mundo. Diga que as formas mais comuns são o quadrado, o triângulo, o retângulo e o círculo. Faça um desenho na lousa mostrando o formato de cada forma geométrica citada.
- Peça para as crianças darem exemplos de formas geométricas dentro da sala de aula. A criança deverá dizer a forma geométrica e o objeto. Por exemplo: a porta é um retângulo. Inicie a atividade para mostrar para as crianças como fazer. Deixe as crianças a vontade para citarem seus exemplos e ajude-as se necessário.
- Leve para a sala de aula, brinquedos pedagógicos de formatos variados. Aproveite os brinquedos existentes na própria escola e utilize-os para a atividade. Deixe as crianças brincarem e estimule-as a encontrarem nos diferentes formatos de brinquedos as principais formas geométricas: quadrado, círculo, retângulo e triângulo.
- Entregue uma folha em branco para cada criança e peça para elas criarem um desenho utilizando sua forma geométrica favorita (pode ser o quadrado, o retângulo, o círculo ou o triângulo). Ao final, peça para cada criança apresentar seu desenho explicando o que desenhou e qual forma geométrica utilizou no seu desenho.
- Entregue a atividade educativa proposta na folha e leia o enunciado em voz alta para as crianças, explicando a atividade. Mostre para as crianças que no desenho do caminhão existem várias formas geométricas e peça para as crianças identificarem essas formas em voz alta e apontando o dedo no desenho. Depois oriente as crianças a colorirem as formas geométrica de acordo com o que está sendo pedido no enunciado: o círculo de marrom, o quadrado de azul e o retângulo de verde. Feito isso, oriente as crianças a pintarem o restante da maneira que preferirem.
- Faça uma atividade com massinha de modelar com as crianças. Entregue as massinhas e peça para elas construírem um retângulo com massinha verde, um quadrado com massinha azul e um círculo com massinha marrom. Fique à disposição para orientar as crianças se necessário e aproveite esse momento para ir reforçando os conceitos das formas geométricas.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |
Matemática | Representações bidimensionais e tridimensionais de objetos. |