+


O Caminhão e as Formas Geométricas - Pintura

Esta atividade educativa possibilita desenvolver nas crianças em idade pré-escolar as habilidades cognitivas de reconhecimento de cores e formas geométricas. É muito importante para a realização dessa atividade, que o educador se utilize dos conhecimentos prévios das crianças sobre as cores e as formas geométricas para a partir desse conhecimento introduzir os conceitos formais. Aproveitar a curiosidade e estimular a experiência prática das crianças é fundamental para o estudo desses conceitos e o início do desenvolvimento do raciocínio espacial de maneira lúdica e natural.

O Caminhão e as Formas Geométricas - Pintura - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Explique para as crianças que a aula de hoje será sobre formas geométricas. Pergunte a elas, se sabem o que é uma forma geométrica. Deixe as crianças falarem livremente. Explique de maneira bem simples que formas geométricas nada mais são do que o formato de todas as coisas que existem no mundo. Diga que as formas mais comuns são o quadrado, o triângulo, o retângulo e o círculo. Faça um desenho na lousa mostrando o formato de cada forma geométrica citada.
  • Peça para as crianças darem exemplos de formas geométricas dentro da sala de aula. A criança deverá dizer a forma geométrica e o objeto. Por exemplo: a porta é um retângulo. Inicie a atividade para mostrar para as crianças como fazer. Deixe as crianças a vontade para citarem seus exemplos e ajude-as se necessário.
  • Leve para a sala de aula, brinquedos pedagógicos de formatos variados. Aproveite os brinquedos existentes na própria escola e utilize-os para a atividade. Deixe as crianças brincarem e estimule-as a encontrarem nos diferentes formatos de brinquedos as principais formas geométricas: quadrado, círculo, retângulo e triângulo.
  • Entregue uma folha em branco para cada criança e peça para elas criarem um desenho utilizando sua forma geométrica favorita (pode ser o quadrado, o retângulo, o círculo ou o triângulo). Ao final, peça para cada criança apresentar seu desenho explicando o que desenhou e qual forma geométrica utilizou no seu desenho.
  • Entregue a atividade educativa proposta na folha e leia o enunciado em voz alta para as crianças, explicando a atividade. Mostre para as crianças que no desenho do caminhão existem várias formas geométricas e peça para as crianças identificarem essas formas em voz alta e apontando o dedo no desenho. Depois oriente as crianças a colorirem as formas geométrica de acordo com o que está sendo pedido no enunciado: o círculo de marrom, o quadrado de azul e o retângulo de verde. Feito isso, oriente as crianças a pintarem o restante da maneira que preferirem.
  • Faça uma atividade com massinha de modelar com as crianças. Entregue as massinhas e peça para elas construírem um retângulo com massinha verde, um quadrado com massinha azul e um círculo com massinha marrom. Fique à disposição para orientar as crianças se necessário e aproveite esse momento para ir reforçando os conceitos das formas geométricas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.
Matemática Representações bidimensionais e tridimensionais de objetos.

Comentários

X