+


O Avião e a Nuvem - Meios de Transportes - Colagem

Essa atividade educativa aborda o tema meios de transporte, mais precisamente os meios de transportes aéreos. É uma excelente oportunidade de despertar nas crianças o interesse e a curiosidade sobre o tema e assim desenvolver habilidades como expressão criativa e motricidade. Por ser uma atividade lúdica e muito divertida, pais e educadores(as) podem utilizá-la.

O Avião e a Nuvem - Meios de Transportes - Colagem - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Faça uma roda de conversa com as crianças e mostre sobre os meios de transportes aéreos. Pergunte se alguma criança já viu algum e comece a identificar quais são eles com as crianças. Falem do balão, do foguete, nave espacial, helicóptero, avião, entre outros. Leve brinquedos para as crianças visualizarem e manipularem na prática esses meios de transportes.
  • Estimule as crianças a fazer mímicas e imitar os sons feitos pelos diferentes meios de transportes. Pergunte qual o barulho que faz o trem? E como ele anda? Vamos imitar um trem?? Faça o mesmo com o barquinho, o carro, a moto, o avião e aproveite todas as sugestões vindas das crianças. Explore com elas a oralidade e a expressão corporal.
  • Trabalhe com a atividade proposta na folha. Ensine para as crianças que o avião é um meio de transporte aéreo e ele deverá voar pelos céus entre as nuvens. Explique para as crianças que o nosso trabalho é deixar o caminho do avião bem visível para que ele consiga voar sem problemas e depois colar algodão na nuvem para deixá-la bem fofinha! Com giz de cera ou lápis de cor, estimule as crianças a contornarem pelo caminho tracejado. Depois é só colar algodão na nuvem e está pronto!
  • Confeccione um avião com as crianças usando prendedores de roupa e palitos de picolé, ou até mesmo, dobrando apenas um pedaço de papel. Oriente as crianças no passo a passo e faça junto com elas o avião de papel. Depois, vocês poderão fazer um campeonato de qual avião voa mais longe.
  • Ouça com as crianças a música do compositor Toquinho, “O Avião”, e se possível, mostre a elas esse vídeo O Avião". Converse com as crianças sobre as informações que elas ouviram na música.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
EI01TS01 Traços, Sons, Cores e Formas Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01ET03 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02EF05 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Música Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
Música Interpretação de músicas e canções diversas.
Música Escuta de obras musicais variadas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Natureza e Sociedade Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos.

Comentários

X