Noções espaciais - em cima e embaixo
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Matemática - Classificação -
Com esta atividade, você pode trabalhar com as crianças as noções de espaço, criando oportunidades para o desenvolvimento da sua orientação espacial, identificação de objetos em relação aos outros e ao espaço, bem como para o desenvolvimento da percepção, concentração e atenção. Atividades lúdicas são sempre mais eficazes e divertidas, portanto nesta atividade sugerimos trabalhar o conceito de "em cima e embaixo".
Sugestões de Trabalho
- Leve para sala de aula alguns brinquedos, como bola, carrinho, boneca, etc. Disponha alguns objetos em cima da mesa e outros embaixo das cadeiras, por exemplo. Neste momento, converse com as crianças e exemplifique as noções de "em cima" e "embaixo". Pergunte para elas qual objeto está em cima da mesa e qual está embaixo da cadeira. Deixe que as crianças se expressem. Caso não consigam dizer os conceitos corretos, você deve mostrar e informar.
- Proponha à turma a realização da atividade proposta na ficha. Diga para pintarem o objeto que está em cima da mesa e contornar o que está embaixo. Use giz de cera, lápis de cor ou caneta hidrocor grossa.
- Leve as crianças para brincar no parquinho ou para um passeio e vá explorando nos cenários o conceito embaixo e em cima, e também outros conceitos como na frente, atrás, dentro, fora, mais perto, mais longe, etc.
- Brinque com as crianças, cantando a música "A História da Serpente". Selecione uma criança para ser a serpente. Comece a cantar a música com ela e chame as demais crianças para formar uma fila atrás dela, formando o rabo da serpente. Para completar o rabo da serpente as crianças que vão sendo chamadas para a fila devem passar por baixo das pernas daquelas que já estão na fila.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO03 | O eu, o outro e o nós | Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |