A Minhoca e a Letra “M” – Pintura e Colagem
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto -
Quando as crianças começam a reconhecer as letras se dá o início do seu processo de alfabetização e letramento, e, para ajudar nesse processo, é muito importante apresentar para elas as letras do nosso alfabeto de maneira divertida e sempre relacionando a grafia, o som e utilizando exemplos de palavras que comecem com aquela letra específica. Nesse sentido, trouxemos essa atividade educativa da letra “M” que possibilita inserir a criança no processo de letramento e alfabetização e prepará-las para reconhecimento das letras e posteriormente para escrita e leitura. Esta atividade permite que as crianças aprendam de maneira didática a reconhecer a letra “M” e ao mesmo tempo, desenvolvam habilidades de motricidade, percepção visual e arte.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula colocando as crianças para assistirem esse vídeo Minhoca. Após o vídeo, converse com as crianças sobre a música e pergunte qual animal que aparece na música. Feito isso, foque na Minhoca, que é o personagem da música e informe as crianças que a palavra Minhoca começa com a letra “M” e é essa letra que aprenderemos na aula de hoje.
- Faça em E.V.A a letra “M” no formato bastão, bem grande e cole-o na lousa da sala de aula. Explique para as crianças que aquela é a letra “M” e estimule as crianças falarem com você: “M”. Pronunciem todos juntos e depois peça para que cada criança fale sozinha, uma por vez. Assim, elas vão associando o som a grafia da letra. É de fundamental importância que as crianças falem, uma por vez e todas juntas. Você pode até propor uma brincadeira de falar a letra “M” em diferentes timbres (baixinho, alto, gritando, falando grosso, fininho, cantando etc.).
- Faça um o que é o que é bem fácil com as crianças. Você pode perguntar: O que é o que é....tenho três perninhas, mas não ando, faço parte de várias palavras mas não falo, sou uma letrinha do nosso alfabeto! Resposta: a letra “M”
- Ilustre sua explicação sobre a letra “M” mostrando esse vídeo para as crianças A Letra M. Estimule que elas repitam as palavras que aparecem no vídeo com a letra “M”, como por exemplo: melancia, maria-mole, mente, macaco e depois pergunte para as crianças outros exemplos de palavras que também começam com a letra “M”. Você pode também dar exemplos para ajudar as crianças (morango, minhoca, mágica, mamãe, meia, mulher etc.).
- Estimule as crianças traçarem a letra “M” no ar com o dedinho e depois peça para que que elas tracem a letra “M” sobre a carteira. Depois, entregue pedaços de macarrão para as crianças e ensine-as a confeccionarem com os pedaços de macarrão, o traçado da letra “M”. Você pode fazer primeiro para mostrar para as crianças como se faz. Vá passando de criança em criança para ajudá-las nesse trabalho.
- Entregue para as crianças a atividade da letra “M” proposta na ficha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Peça para crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre a Minhoca que é um animal da nossa fauna que vive na terra. Ressalte que a palavra Minhoca começa com a letra “M”. Peça para as crianças passarem o dedinho sobre o traçado da letra “M” e depois escolherem uma cor e pintarem toda a letra “M”. Quando terminarem, peça para as crianças colarem pedaços de macarrão (que também começa com a letra “M”) sobre o traçado da letra para decorá-la.
- Proponha uma brincadeira com as crianças. Sentadas em roda, cada criança deverá falar uma palavra com a letra “M” e tocar na próxima criança para passar a vez. A criança só poderá passar a vez depois de falar uma palavra com “M”. Todos podem ajudar todos, inclusive o (a) professor (a). Afinal, o intuito da brincadeira é falar o máximo possível de palavras com “M” para o aprendizado da criança.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |