+


Meios de Transporte e suas Sombras

Essa atividade educativa, “Meios de Transporte e suas Sombras” envolve ligar diferentes meios de transporte, às suas sombras corretas, e é muito importante no trabalho com as crianças porque ajuda a desenvolver várias habilidades essenciais. Primeiramente, trabalha a habilidade de reconhecimento visual, permitindo que as crianças aprendam a identificar e diferenciar formas e contornos. Além disso, melhora a coordenação motora fina, já que as crianças precisam desenhar linhas para conectar as imagens. A atividade também promove a atenção aos detalhes e o raciocínio lógico, pois as crianças precisam analisar e comparar as sombras com os meios de transporte correspondentes. Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e a capacidade de resolução de problemas.

Meios de Transporte e suas Sombras - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie com uma discussão sobre meios de transporte que as crianças conhecem. Pergunte sobre suas experiências e preferências. Mostre imagens de vários meios de transporte (carro, avião, trem, ônibus, barco, bicicleta). Explique sobre diferentes tipos de meios de transporte: terrestre, aéreo, aquático.
  • Depois, ensine as crianças a reconhecer as formas e contornos dos meios de transporte através de suas sombras. Explique o que é uma sombra e apresente imagens de sombras de meios de transporte. Peça às crianças que adivinhem qual é o meio de transporte com base na sombra. Projete sombras de diferentes meios de transporte e peça às crianças que adivinhem qual é o meio de transporte com base na sombra. Isso pode ser seguido por uma discussão sobre o que as ajudou a identificar as sombras.
  • Crie um jogo da memória com imagens de meios de transporte e suas sombras. As crianças jogam em duplas ou pequenos grupos, virando duas cartas por vez para encontrar pares correspondentes. O jogo continua até que todas as cartas sejam combinadas.
  • Introduza a atividade educativa proposta na folha. Oriente as crianças para usarem o giz de cera ou lápis de cor e fazerem um traço ligando o meio de transporte a sua sombra correta. Deixe-as livres para escolherem a cor favorita do giz de cera. Fique atento(a) e ajude as crianças com a atividade.
  • Finalize a atividade com uma história criativa. Peça às crianças que criem uma pequena história envolvendo os meios de transporte que aprenderam, estimulando a criatividade e habilidades de narração.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Artes Visuais Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas.
Artes Visuais Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.

Comentários

X