Meio de Transporte - O Trem
Essa atividade educativa, além de introduzir o trem como meio de transporte terrestre, também permite trabalhar as formas geométricas e as cores. É uma excelente ferramenta para desenvolver nas crianças a coordenação motora fina e grossa, a expressão oral e corporal, além da criatividade. Por ser uma atividade lúdica e muito divertida, pais e educadores(as) podem utilizá-la e brincar muito com as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Para despertar o interesse das crianças, iniciaremos o trabalho com uma atividade bem dinâmica. Vamos fazer a brincadeira “Eu vou passear de trem”. A brincadeira precisa de bastante espaço para todos se movimentarem à vontade. Todos ficam em pé e o(a) educador(a) canta a música da brincadeira e vai passando os comandos e todos os participantes vão obedecendo os comandos do condutor. A música é assim: “Eu vou passear de trem.....Você vai também. Só falta uma passagem....uma passagem para o velho trem. Parou? Parou...(essa parte vai se repetir antes de cada um dos comando): mãozinha para a frente! mais para a frente! (todos fazem o comando) Tchu-tchu-tchá(2x) tchu-tchu-tchá-tchá-tchá! Outros comandos que você poderá usar: polegares pra cima...mais pra cima! joelhos dobrados...mais dobrados! pés para dentro...mais para dentro! ombros pra cima...mais para cima! cabeça pro lado...mais para o lado! língua pra fora...mais para fora!” E assim por diante até todos se divertirem.
- Explique para as crianças sobre os meios de transportes aéreos, marítimos e terrestres. Pergunte que tipo de meio de transporte as crianças acham que o trem é. Informe para as crianças outros tipos de transportes terrestres além do trem, como carros, ônibus, motos, entre outros. Leve brinquedos, ou peça antecipadamente para as famílias das crianças mandarem para aula, carros e trenzinhos de brinquedos para as crianças visualizarem e manipularem na prática esses meios de transportes.
- Se possível organize uma visita a uma estação de trem para as crianças conhecerem de perto um trem e até passear em um. Você pode também ilustrar o conhecimento sobre o trem, mostrando esse vídeo para as crianças Trem Desenho-Trem Animado".
- Confeccione um trenzinho com as crianças usando material reciclável como caixa de fósforos, embalagens de produtos, ou até mesmo, dobrando apenas um pedaço de papel. Oriente as crianças no passo a passo e faça junto com elas um trenzinho de papel. Outra opção é usar caixas grandes de papelão para construir o trem da sala, onde cada criança dentro de sua caixa, seria o vagão do trem. Basta cortar dois buracos na caixa para as crianças colocarem as pernas e estimular as crianças para cada uma decorar seu vagão (sua caixa). Depois, é só sair para passear com o trenzinho pela escola!
- Apresente a atividade proposta na ficha. Relembre com as crianças que o trem é um meio de transporte terrestre e na atividade ele deverá ser contornado para aparecer todos seu formato. Ao fazer isso, vai aparecer muitas formas geométricas que foram usadas no desenho do trem. Identifique as formas que estão em branco com as crianças (o círculo, o quadrado, o retângulo e o triângulo) e oriente as crianças para pintarem cada forma geométrica da cor que está sendo pedido na legenda: retângulo de vermelho, triângulo de verde, quadrado de azul e círculo de amarelo.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS01 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. |
Movimento | Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. |
Música | Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Artes Visuais | Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |