Ligando os Ovos de Páscoa
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Datas Comemorativas - Páscoa - Coordenação Motora -
A atividade pedagógica “Ligando os Ovos de Páscoa” trabalha de forma lúdica, com as crianças em idade de educação infantil, a data comemorativa “Páscoa”. Ao trabalhar a Páscoa, podemos mostrar para as crianças que a Páscoa é muito mais do que ovos de chocolate, pois é uma data comemorativa que nos leva a refletir sobre a renovação da vida, sobre gratidão e sobre o amor! Da maneira que foi planejada, a aplicação dessa atividade também desenvolve os conceitos de igual e diferente, a percepção visual, a observação e a atenção das crianças. Feliz Páscoa para todos e todas!!
Sugestões de Trabalho
- Coloque as crianças sentadas no chão, em roda, e inicie uma conversa com elas. Pergunte se elas já ouviram falar sobre a Páscoa, e o que elas sabem sobre a Páscoa. Ouça pacientemente o relato das crianças. Incentive a expressão oral, perguntando como cada família comemora a Páscoa e o que elas mais gostam da Páscoa.
- Explique para as crianças que a Páscoa é uma data comemorativa e um feriado cristão. Ensine que a palavra Páscoa significa passagem, e a data comemora a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida. Fale então sobre os símbolos da Páscoa: informe que um dos símbolos da Páscoa é o coelho pois antigamente no Egito, o coelho simbolizava o nascimento e mais antigamente os povos diziam que o coelho era o símbolo da lua, e, como a Páscoa era celebrada no primeiro domingo após a lua cheia, o coelho acabou virando um símbolo da Páscoa. Também por se reproduzirem muito e em grande número, o que tem tudo a ver com a mensagem da Páscoa: nascer para uma nova vida! Outro símbolo da Páscoa é o Ovo de Páscoa, e ele representa o início da vida. Por tudo isso dizemos que a Páscoa é um momento de renovação e reflexão, uma data comemorativa que celebra a vida, a gratidão e o amor!
- Cante e dance algumas músicas da Páscoa com as crianças. Aproveite o momento para mostrar a elas as musiquinhas de Páscoa existentes em nossa cultura. Em nosso blog você encontrará muitas "Músicas infantis para trabalhar as crianças na Páscoa.". Com a participação das crianças, tentem criar uma musiquinha de Páscoa da turma!!
- Chegou o momento de trabalhar a atividade educativa proposta com as crianças. Entregue para cada criança sua folha e leia as instruções da atividade para elas. Mostre os ovos de Páscoa para as crianças e peça para elas falarem sobre os ovos. Pergunte se os ovos são iguais ou diferentes, quais as semelhanças e diferenças que elas estão vendo. Então peça para elas acharem os ovos iguais e apontarem com o dedo. Feito isso, explique que elas terão que, com o lápis de cor ou giz de cera, ligar os Ovos de Páscoa que são iguais. Mostre o exemplo já feito na folha e explique-o para elas entenderem mais claramente o que precisarão fazer. Fique à disposição das crianças para ajudá-las se necessário. Quando todos(as) tiverem terminado, escolha algumas crianças (que quiserem) para mostrar um dos pares que achou e explicar quais são as semelhanças dos Ovos de Páscoa.
- Hora de brincar!! No pátio, na sala de aula com as carteiras afastadas, no quintal de casa, ou na quadra da escola, brinque com as crianças de “Coelhinho Sai da Toca”. Aqui em nosso blog você encontrará toda a orientação que precisa para executar a brincadeira "Coelhinho Sai da Toca." , o que tornará mais fácil sua aplicação com as crianças. Divirtam-se!!
- Entregue um ovo cozido para cada criança e peça para elas criarem cada uma o seu “Ovo de Páscoa”. Dê ideias para as crianças de como elas poderão criar seus ovos de Páscoa, usando suas cores favoritas e enfeitando como elas quiserem. Disponibilize guache, cola colorida, papeis coloridos, lantejoulas, fitas e muito brilho! Quando todas tiverem terminado, peça para cada criança apresentar seu trabalho e falar um pouco sobre ele.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01EF03 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas). |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF05 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI02ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |