Leve a mamãe passarinho até o ninho
Com o objetivo de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem mais divertido, disponibilizamos à você professor esta atividade de coordenação motora para auxiliar os alunos da educação infantil, particularmente alunos da creche, no desenvolvimento de suas habilidades. Nesta atividade, as crianças devem traçar um caminho para levar a mamãe passarinho até o ninho onde estão os seus filhotinhos. Além de trabalhar a coordenação motora das crianças, esta atividade educativa também explora o uso de lápis de ponta grossa e o conhecimento e identificação de pássaros.
Sugestões de Trabalho
- Peça que os alunos observem e identifiquem o desenho na ficha de atividades.
- Proponha às crianças a atividade da ficha. Converse com elas e diga que a mamãe passarinho precisa alimentar seus filhotes, por isso precisamos levá-la até o ninho.
- Peça que os alunos tracem o caminho com o dedo e, em seguida, disponibilize giz de cera ou outro tipo de lápis de ponta grossa e oriente-os a traçarem o caminho da mamãe passarinho até o ninho usando o lápis.
- Em um espaço externo ou no chão na sala de aula, risque um caminho ou faça um caminho com uma corda e oriente as crianças a andarem sobre o caminho, por exemplo, na ponta dos pés.
- Se possível, leve as crianças para observarem a paisagem ao redor da escola. Peça que observem e identifiquem os pássaros que estivem em alguma árvore, no muro etc. Converse com elas sobre como esses pássaros vivem, seu tipo de alimentação, como se locomovem etc.
- Conte histórias para as crianças em que os personagens principais sejam pássaros.
- Confeccione um álbum coletivo com figuras de diferentes pássaros. Peça que as crianças tragam para a aula imagens de pássaros, obtidas em revistas, jornais ou até mesmo da internet, para serem coladas no álbum. Coloque características e curiosidades sobre os pássaros escolhidos para o álbum.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF05 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc. |
EI02EF06 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. |
EI02ET03 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Observação da paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.). |