+


A Letra “W” Cursiva - Caligrafia

Treinar as crianças em idade de Educação Infantil no processo de letramento e grafia das letras em seus variados formatos, especificamente no formato de letra cursiva é o principal intuito dessa atividade educativa “A Letra “W” Cursiva – Caligrafia”. Trabalhar com essa atividade permite que as crianças aprendam de maneira espontânea e treinem o traçado da letra “W” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de motricidade fina, percepção visual e diferentes formas de comunicação como libras. Por ser uma atividade educativa lúdica e simples, pode ser utilizada por pais e/ou educadores (as), para assegurar uma aprendizagem mais estimulante para as crianças.

A Letra “W” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a atividade escrevendo na lousa a letra “W” bem grande e explique para as crianças que a aula de hoje é para treinarmos a grafia da letra “W” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Faça o movimento da letra para as crianças. Convide-as para irem até a lousa para fazerem a letra “W”. Explique os conceitos de maiúscula e minúscula para as crianças.
  • Vá com as crianças para um ambiente com areia e coloque-as sentadas, em roda, e peça para elas desenharem a letra “W” no formato de letra cursiva, na areia. Faça várias vezes esse exercício com as crianças, e se necessário, pegue no dedinho da criança para orientar o traçado. Faça primeiro a letra “W’ no formato de letra cursiva maiúscula e depois a letr “w” no formato de letra cursiva minúscula.
  • Para reforçar sua explicação, mostre esse vídeo para as crianças Letra Cursiva”. Pare o vídeo no momento da letra “W” e peça para as crianças fazerem o movimento da letra, no formato cursiva maiúscula e minúscula, com o dedinho no ar.
  • Proponha alguns exercícios de ergonomografia para as crianças. Se você tiver um aparelho de Orthogiro melhor, se não tiver, você pode criar um improvisado juntamente com as crianças. Pegue três palitos de sorvete e deixe um na vertical e colar dois na horizontal. Assim, ficará improvisado um Orthogiro. Depois, você poderá orientar as crianças a pegar com as pontas dos dedos de cada mão, as pontas do Orthogiro e então girar para dentro e para fora com movimentos leves. Assista Video Orthogiro” para entender melhor como fazer esse exercício. Outro exercício útil é esticar os braços para frente e abrir bem as mãos separando bem os dedos e depois fechar. Abrir e fechar em intervalos de 3 segundos. Com esses exercícios, as crianças poderão aquecer e alongar a musculatura dos dedos e mãos o que facilitará no melhor movimento da letra cursiva.
  • Distribua para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado em voz alta e converse com a criança, explicando a atividade. Faça o jogo de adivinhação com a criança: “O que é, o que é? Tem na webcam, no wi-fi e no walkie-talkie? Escreva na lousa as palavras: webcam, wi-fi e waltie-talkie em letra cursiva e dando destaque a letra “w “para facilitar para as crianças a enxergarem a resposta. Depois, mostre para as crianças os vários formatos de letra “W” que aparecem na folha. Mostre a letra “W” em formato cursiva maiúscula e minúscula e mostre também a letra “W” em libras, na língua de sinais. Fale um pouquinho sobre inclusão, respeito e a importância de aprendermos libras para a comunicação e faça com as crianças o movimento da letra “W” em libras. Feito isso, peça para as crianças contornarem a letra “W” maiúscula e depois completarem as linhas abaixo, fazendo letra mesmo sem o contorno. Repita o procedimento com a letra “w” minúscula. Ajude as crianças com o
  • Seguindo a construção de um Alfabeto de Parede C” no formato de letra cursiva, agora seria a vez de fazerem a letra “W”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

Comentários

X