Letra T de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Esta atividade lúdica tem como objetivo incentivar o letramento das crianças na pré-escola através da identificação e grafia das letras do alfabeto. Com este material as crianças podem aprender a letra "T" maiúscula e minúscula, treinar a sua grafia, além de desenvolver a coordenação visomotora, a criatividade e a linguagem oral.
Sugestões de Trabalho
- Apresente à turma a letra "T". Escreva na lousa com letra de forma as letras "T" maiúscula e "t" minúscula. Reproduza com as crianças o movimento de traçado da letra "T" com o dedo no ar, sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa, etc.
- Organize as crianças em roda e apresente à elas algumas imagens relacionadas à letra "T". Por exemplo, mostre a imagem de um tatu e diga para as crianças que a palavra "tatu" começa com a letra "t". Você pode também escrever as palavras na lousa e solicitar que identifiquem a letra "t" (se há uma ou mais). Utilize também recursos matemáticos através da contagem de letras de cada palavra, etc.
- Apresente aos alunos a atividade proposta na ficha. Disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente as crianças a cobrir o tracejado da letra "T" seguindo as setas de acordo com a numeração. Em seguida, peça que cubram as letras pontilhadas em maiúsculo e minúsculo no final da ficha de atividades para treinar a grafia da letra "T". Por fim, peça que pintem os desenhos do trem e do tigre como quiserem.
- Disponibilize jornais ou revistas antigas e proponha às crianças que encontrem e recortem palavras que começam com a letra "t". Você pode também propor às crianças que contem a quantidade de letras das palavras recortadas e ajudá-las a separar em grupos com mesma quantidade de letras.
- Proponha também uma atividade utilizando caixas de areia ou argila, em que os alunos possam registrar a letra "T" e também as outras letras do alfabeto que já foram estudadas.
- Incentive a turma a continuar a construção do "Alfabeto de Parede", lembrando agora que é a vez de confeccionar a letra "T".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |