Letra S de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Esta atividade educativa das letras do alfabeto tem como objetivo auxiliar as crianças em idade pré-escolar no processo de alfabetização e letramento. Além de desenvolver a coordenação motora e a escrita, as crianças também podem desenvolver a criatividade, a linguagem oral e habilidade artística. Por meio do lúdico, pais e professores podem oferecer às crianças um processo de ensino e aprendizagem mais estimulante e agradável.
Sugestões de Trabalho
- Inicie uma roda de conversa sobre a letra "S". Mostre para as crianças figuras ou objetos cujo nome começa com a letra "S", como sapato, sol, sacola, sabonete, etc. Escreva o nome das figuras na lousa, identificando a letra que está sendo estudada. Reproduza com as crianças o movimento de traçado da letra "S" como o dedo no ar, sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa, etc.
- Oriente as crianças para realizarem a atividade proposta na ficha. Peça que passem o dedinho sobre as letras pontilhadas maiúscula e minúscula, seguindo as setas de acordo com a numeração. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e peça que cubram os pontilhados para formar as letras. Por fim, proponha que pintem os desenhos do "sol" e do "sapo" como quiserem. Não se esqueça de destacar também o som da letra e ordem alfabética.
- Na sala de aula ou em um espaço externo, faça o traçado da letra "S" com corda ou giz de lousa no chão e solicite às crianças que sigam o traçado da letra andando de mãos de dadas, correndo, com as mãos para cima, etc.
- Peça que com a ajuda dos pais ou responsáveis recortem de jornais ou revistas palavras que começam com a letra "S". Depois, em sala de aula, vocês podem confeccionar um cartaz utilizando as palavras recortadas e também desenhos de aninais ou objetos, cujo nome começa com a letra "S", feitos pelas crianças.
- Confeccione a letra "S" em EVA, borracha ou com algum outro material para que as crianças possam usar o tato e perceber os movimentos de traçado da letra.
- Com a ajuda da turma continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a letra "S".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO02 | O eu, o outro e o nós | Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |