A Letra “S” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
A alfabetização e o letramento têm início na Educação Infantil. A leitura e a escrita são habilidades de comunicação, e é por isso que é muito importante que a criança aprenda a escrever bem as letras. A aprendizagem da escrita possibilita muito mais do que apenas uma letra bonita para as crianças, contribui também para o desenvolvimento neuro cognitivo e estimula as habilidades de atenção, motricidade, grafo-sensório-motora, além das habilidades leitoras. Nesta atividade pedagógica da letra “S” cursiva, será trabalhada a caligrafia no formato cursiva da letra “D”, maiúscula e minúscula, além de língua de sinais.
Sugestões de Trabalho
- Relembre com as crianças sobre a letra “S” escrita em formato de letra bastão (ou letra de forma). Ensine para as crianças que existem outras maneiras de escrever a letra “S” e que na aula de hoje aprenderemos a caligrafia da letra “S” no formato de letra cursiva, maiúscula e minúscula. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “S” maiúscula e minúscula. Ensine para as crianças o movimento da letra.
- Entregue massinha de modelar e peça para as crianças a modelarem a letra “S” maiúscula em formato de letra cursiva. Depois repita o procedimento com a letra “S” minúscula. Vá passando de criança em criança para ajudá-las se necessário e estimule o trabalho delas. Depois de pronto, peça para as crianças passarem o dedo contornando toda a letra “S” em massinha.
- Escreva na lousa bem grande a letra “S” no formato cursiva maiúscula. Convide as crianças para irem até a lousa escrever a letra “S” cursiva maiúscula. Repita o procedimento com a letra “s” cursiva minúscula. Estimule as crianças a participarem sem medo de errar. Elogie a participação.
- Faça uma brincadeira divertida com as crianças. Cada criança deverá falar uma palavra que comece com a letra “S”. O(a) educador(a) deverá começar a brincadeira para mostrar como se faz. Em seguida, uma criança diz uma palavra que começa com a letra “S”, e assim por diante até todas as crianças terem participado. O(a) professor(a) poderá ir escrevendo as palavras no quadro em formato de letra cursiva, sempre dando destaque para a letra “s”.
- Distribua para as crianças a atividade pedagógica proposta na folha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” Sou grande no Saara e pequeno no sertão? Espere pela resposta das crianças. Dê dicas se necessário. Escreva na lousa as palavras Saara e sertão em letra cursiva, dando destaque para a letra “S”. Mostre que na folha temos a letra “S” no formato de letra cursiva maiúscula e a letra “s” no formato de letra cursiva minúscula. Além disso, temos também a letra “S” no formato de libras que é a língua de sinais. Pergunte se alguém sabe mostrar onde está a letra “S” em linguagem de sinais e peça para as crianças apontarem o dedo na folha. Ensine a letra “s” em libras para as crianças. Faça o movimento das mãos com as crianças. Depois, peça para as crianças contornarem todos os pontilhados da letra “S” e em seguida, deverão completar as linhas, escrevendo as letras sozinhos. Ensine o movimento das letras para as crianças. Ajude as crianças se necessário.
- Estimule a construção de um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Vocês podem ir fazendo o alfabeto aos poucos conforme forem aprendendo as letras. Agora é a vez de fazerem a letra “S”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |