Letra R de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Com esta atividade educativa da consoante "R" as crianças em idade pré-escolar podem aprender a reconhecer e treinar a grafia das letras do alfabeto, além de se divertirem colorindo as imagens do robô e do rato, desenvolverem a criatividade, linguagem oral e artística. Este material é um recurso didático que auxilia pais e educadores no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais agradável e estimulante.
Sugestões de Trabalho
- Escreva no quadro com letra de forma a letra "R" maiúscula e "r" minúscula. Reproduza com a turma os movimentos da grafia da letra "R" com o dedo no ar, na areia, sobre a mesa, em cartelas de lixa, etc.
- Leve para a sala de aula várias imagens cujos nomes começam com a letra "R". Apresente as imagens aos alunos e peça para que identifique-as. Coloque as imagens em uma caixa ou saco decorado, de forma que as crianças não vejam quando for retirar. Coloque as crianças em roda e peça para cada uma retirar uma imagem. Para cada figura retirada incentive a criança a identificá-la e dizer qual a letra inicial. Brincadeiras com repetições são importantes para as crianças memorizarem o assunto estudado.
- Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Peça que passem o dedinho sobre as letras "Q" pontilhadas maiúscula e minúscula, seguindo as setas de acordo com a numeração. Em seguida disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e solicite que cubram os pontilhados para formar a letra. Deixe que as crianças pintem livremente os desenhos do robô e do rato.
- Em um espaço externo, faça o traçado da letra "R" com giz de lousa ou corda no chão e peça que as crianças sigam o traçado da letra pisando, pulando, andando com as mãos na cabeça, etc.
- Em sala de aula trabalhe com materiais de colagem (lã, barbante, grãos) e oriente as crianças colar para cobrir o traçado da letra "R". Por exemplo, cole barbante sobre a letra "R" maiúscula e grãos de feijão sobre a letra minúscula.
- Continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando a letra "R". Não se esqueça de deixá-lo em um espaço acessível às crianças, para que elas possam recorrer ao alfabeto decorado no dia-a-dia.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |