A Letra “R” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Sabemos que a escrita é uma habilidade de comunicação fundamental em nossa cultura e é por isso que é muito importante que a criança aprenda a escrever bem as letras, até mesmo para ler melhor e se comunicar melhor. Treinar a grafia à mão permite para a criança além de uma letra bonita e bem feita, o desenvolvimento neuro cognitivo e o desenvolvimento de habilidades de atenção, motricidade fina, sensório-grafo-motora, viso-espacial-motora, além das habilidades leitoras. Nesta atividade da letra “R” cursiva, podemos estimular o treino da escrita da letra “R” no formato cursiva, maiúscula e minúscula, de maneira lúdica e muito divertida. Mostraremos também a letra “R” no formato de libras para ensiná-la para as crianças e conversar um pouco sobre esse tema e sobre inclusão.
Sugestões de Trabalho
- Mostre para as crianças a letra “R” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “R” no formato cursiva maiúscula e a letra “r” no formato cursiva minúscula e explique esses conceitos para as crianças. Ensine quando usar a letra maiúscula (no começo da frase ou em nomes próprios) e quando usar a letra minúscula. Peça para crianças darem exemplos de palavras que comecem com a letra “R”, e vá escrevendo na lousa todas essas palavras em letra cursiva.
- Peça para as crianças, uma por vez, irem até a lousa fazerem a letra “R” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Oriente o movimento da letra. Se necessário, pegue na mão da criança para ajudá-la na grafia da letra.
- Incentive as crianças fazerem a letra “R” maiúscula no formato cursiva com o dedo no ar. Faça o movimento junto com as crianças e depois estimule a criança fazer sozinha, uma por vez. Repita o procedimento com a letra “r” minúscula. Ensine e reforce para as crianças o movimento da letra no formato cursiva.
- Faça um trava-língua com as crianças. Escreva na lousa com letra cursiva: “O rato roeu a roupa do rei de Roma”. Depois peça para as crianças grifarem onde tem a letra “r” no formato cursiva minúscula e circularem onde tem a letra “R” no formato cursiva maiúscula. Depois diga em voz alta o trava-língua par as crianças ouvirem e peça para elas repetirem com você. Vá aumentando a velocidade conforme for repetindo a frase com as crianças. O(a) educador(a) decide quando encerrar a brincadeira.
- Entregue para as crianças a atividade pedagógica da ficha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças: “O que é, o que é? Estou no início da rua, no fim do mar e no meio da corda? Espere pela resposta das crianças. Escreva na lousa as palavras: rua, mar e corda e dê destaque para a letra “R” para ajudar as crianças a encontrarem a resposta. Explique que na folha temos a letra “R” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e temos também a letra “R” no formato de libras que é a língua de sinais. Mostre a letra “R” em libras para as crianças e faça o movimento da mão que representa a letra “R” em libras junto das crianças. Depois, peça para as crianças contornarem o pontilhado da letra “R” no formato cursiva com lápis, canetinha ou giz de cera, e, em seguida, peça para elas completarem as letras sozinhas. Ensine o movimento da letra para as crianças. Fique à disposição para ajudá-las se necessário.
- Continue a construção do seu “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Agora é a vez de fazerem a letra “R”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Linguagem oral e Escrita | Respeito pela produção própria e alheia. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |