A Letra “P” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto - Fonética -
A atividade pedagógica “A Letra “P” Cursiva – Caligrafia” tem como intuito apresentar para as crianças em idade de Educação Infantil, a letra “P” grafada no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula, proporcionando assim, a aprendizagem e o treino de um novo formato de escrita da letra “P”. Além disso, essa atividade também traz a língua de sinais, pois ensina como é feita a letra “P” com a mão em libras. Outras habilidades trabalhadas através dessa atividade são: desenvolvimento neuro-motor e cognitivo, inclusão, caligrafia e comunicação. Por ser uma atividade instrutiva e muito simples, pais e educadores podem fazê-la com as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a atividade falando para as crianças que hoje treinaremos a grafia da letra “P” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa, bem grande a letra “P” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Explique os conceitos de maiúscula e minúscula para as crianças. Ensine que devemos usar a letra maiúscula (no começo da frase ou em nomes próprios) e no restante devemos usar a letra minúscula. Reforce que é muito importante aprender e treinar as várias formas de escrita das letras pois além de deixar a letra mais bonita, também desenvolve várias habilidades motoras e cognitivas essenciais para o desenvolvimento e para a comunicação.
- Faça uma adivinha com as crianças: “O que é, o que é? Está no início do pirulito, do pão, do pastel e do pirão? Resposta: a letra “p” (pois a letra “p” está no início da grafia de cada palavra). Faça o jogo de adivinhação e espere a resposta das crianças. Dê dicas se necessário. Escreva na lousa as palavras da adivinha dando destaque para a letra “p” para facilitar a resposta para as crianças. Depois de revelada a resposta. Desenhe a letra “p” na lousa, no formato cursiva, e convide as crianças para desenharem na lousa também. Uma de cada vez.
- Partilhe com as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” Tem no pato e no passarinho, no porco e no peixinho? Espere pela resposta das crianças. Mostre que na folha temos a letra “P” no formato cursiva maiúscula e a letra “p” no formato cursiva minúscula, e temos também a letra “P” em libras, que é a língua de sinais. Faça com a mão a letra “P” em libras para as crianças e junto com as crianças. Depois, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “p” cursiva e, em seguida, elas deverão contornar o pontilhado da letra “P” cursiva com lápis ou giz de cera. Feito isso, as crianças deverão fazer as letras sozinhas, até completar a linha. Ensine o movimento das letras para as crianças. Ajude-as e até pegue na mãozinha delas se for necessário.
- Confeccione junto com as crianças um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Vocês podem confeccionar uma letra por vez, agora é a hora de criar a letra “P”.
- Entregue uma folha sulfite branca e alguns pedaços de barbantes para as crianças. Oriente para cada criança fazer na folha, usando o barbante, a letra “P” no formato cursiva, maiúscula e minúscula. Ajude as crianças e depois de pronto, ajude-as a colarem o barbante em forma de letra “P” na folha.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |