A Letra “O” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto - Fonética -
Através dessa atividade instrutiva chamada “A Letra “O” Cursiva – Caligrafia” conseguiremos trabalhar a grafia cursiva da letra “O” nos formatos maiúsculas e minúsculas, e ao mesmo tempo treinar sua escrita. Ao trabalhar essa atividade, desenvolvemos nas crianças as habilidades grafo-motoras, treinamos a caligrafia, e aperfeiçoamos o desenvolvimento neuro-motor-cognitivo. É uma atividade de fundamental importância pois sabemos que, a criança que escreve bem tem mais facilidade para leitura e consegue se comunicar melhor e se fazer entender ao escrever. Portanto, tudo fica mais fácil!
Sugestões de Trabalho
- Comece a aula comunicando que hoje as crianças aprenderão escrever a letra “O” no formato de letra cursiva, maiúscula e minúscula. Ensine que a letra maiúscula deve ser usada no começo da frase ou em nomes próprios, e do restante deve ser usado a letra minúscula. Explique a importância de aprender e treinar as várias formas de escrita das letras pois além de ficarmos com uma letra mais bonita, também desenvolveremos várias habilidades motoras, sensoriais e neuro cognitivas fundamentais para o nosso desenvolvimento e a nossa aprendizagem.
- Escreva na lousa a letra “O” no formato de letra cursiva maiúscula, e depois convide algumas crianças a tentarem escrever também na lousa a letra “O” nesse formato. Depois, repita esse procedimento com a letra “o” no formato cursiva minúscula.
- Utilize esse recurso audiovisual e mostre esse vídeo para as crianças: “ Alfabeto Cursivo ”. Em seguida, converse com as crianças sobre as letras do alfabeto que apareceram no vídeo e peça para elas fazerem com o dedinho no ar a letra “O” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula.
- Distribua para as crianças, pedaços de barbantes e peça para elas fazerem a letra “O” no formato cursiva, maiúscula e minúscula, com os barbantes. Ensine para as crianças o movimento da letra. Faça junto com as crianças e depois peça para cada criança, uma por vez, fazer sozinha. Ajude as crianças que apresentarem dificuldades.
- Brinque de trava-língua com as crianças. Escreva na lousa no formato de letra cursiva: “Odete ontem operou o dente, olhou a oeste e optou por orar outra vez”. Depois leia para as crianças e em seguida falem todos juntos, mais de uma vez e aumentando a velocidade. Ao terminarem, peça para as crianças irem até a lousa e circularem a letra “O” no formato cursiva maiúscula e minúscula.
- Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Brinque de “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” Todo mês tem, menos abril?” e espere as crianças responderem. Escreva na lousa em formato de letra cursiva o nome de todos os meses do ano dando destaque para a letra “o” desses meses, pois dessa maneira você estará ajudando as crianças encontrarem a reposta do O que é, O que é. Oriente que na folha temos a letra “O” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e temos também a letra “O” em libras que é a lingua de sinais. Mostre a letra “O” em libras para as crianças fazendo o movimento das mãos da letra “O” em libras com as crianças. Em seguida, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “O” cursiva, e então, explique que elas deverão contornar o pontilhado com lápis, canetinha ou giz de cera. Feito isso, as crianças deverão fazer as letras sozinhas, até completar a linha. Ensine o movimento das letras para as crianças. Ajude-as
- Confeccione com as crianças um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Vocês poderão construir uma letrinha por vez. Nessa aula, poderão fazer a letra “O”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |