A Letra “M” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto - Fonética -
Introduzir as crianças em idade de Educação Infantil no processo de alfabetização e letramento e prepará-las para o treino da grafia das letras em seus variados formatos, especificamente no formato de letra cursiva é o principal objetivo dessa atividade educativa “A Letra “M” Cursiva – Caligrafia”. O trabalho com essa atividade possibilita que as crianças aprendam de maneira natural e treinem o traçado da letra “M” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de coordenação motora fina, percepção visual e diferentes formas de comunicação como libras. Por ser uma atividade educativa lúdica, pode ser utilizada por pais e/ou educadores (as), para assegurar uma aprendizagem mais motivante para as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Escreva na lousa a letra “M” bem grande e explique para as crianças que a aula de hoje é para reconhecermos a letra “M” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Faça o movimento da letra para as crianças. Convide-as para irem até a lousa para fazerem a letra “M”. Explique os conceitos de maiúscula e minúscula para as crianças.
- Leve as crianças para um ambiente com areia e coloque-as sentadas, em roda, e peça para elas desenharem a letra “M” no formato de letra cursiva, na areia. Faça várias vezes esse exercício com as crianças, e se necessário, pegue no dedinho da criança para orientar o traçado. Faça primeiro a letra “M’ no formato de letra cursiva maiúscula e depois no formato de letra cursiva minúscula.
- Para reforçar sua explicação, mostre esse vídeo para as crianças "Letra Cursiva”. Pare o vídeo no momento da letra “M” e peça para as crianças fazerem o movimento da letra, no formato cursiva maiúscula e minúscula, com o dedinho no ar.
- Faça alguns exercícios de ergonomografia com as crianças. Se você tiver um aparelho de Orthogiro melhor, se não tiver, você pode criar um improvisado juntamente com as crianças. Basta pegar três palitos de sorvete e deixar um na vertical e colar dois na horizontal. Assim, ficará improvisado um Orthogiro. Depois, você poderá orientar as crianças a pegar com as pontas dos dedos de cada mão, as pontas do Orthogiro e então girar para dentro e para fora com movimentos leves. Assista "Video Orthogiro” para entender melhor como fazer esse exercício. Outro exercício interessante é esticar os braços para frente e abrir bem as mãos separando bem os dedos e depois fechar. Abrindo e fechando em intervalos de 3 segundos. Com esses exercícios, as crianças poderão aquecer e alongar a musculatura dos dedos e mãos o que facilitará no melhor movimento da letra cursiva.
- Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado em voz alta e converse com a criança, explicando a atividade. Faça o jogo de adivinhação com a criança: “O que é, o que é? Que está na ponta final do fim, no início do meio e no meio do começo? Escreva na lousa as palavras: Fim, meio e começo, em letra cursiva e dando destaque a letra “M “para ajudar as crianças a encontrarem a resposta. Depois, mostre para as crianças os vários formatos de letra “M” que aparecem na folha. Mostre a letra “M” em formato cursiva maiúscula e minúscula e mostre também a letra “m” em libras, na língua de sinais. Fale um pouquinho sobre inclusão e a importância de aprendermos libras e faça com as crianças o movimento da letra “M” em libras. Feito isso, peça para as crianças contornarem a letra “M” maiúscula e depois completar as linhas abaixo, fazendo letra mesmo sem o contorno. Repita o procedimento com a letra “m” minúscula. Fique à disposição das crianças para ajudá-la
- Você pode também construir um " Alfabeto de Parede C”. Na postagem mostramos diversas sugestões, escolha a sua favorita e faça com as crianças. Você pode ir fazendo aos poucos conforme for ensinando as letrinhas, agora seria a vez da letra “M”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |