A Letra “L” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto - Fonética -
Podemos dizer que a escrita é uma habilidade de comunicação muito importante em nossa cultura e é por isso que é fundamental que a criança aprenda a escrever bem as letras, até mesmo para ler melhor. Treinar a escrita à mão permite a criança além de uma letra bonita, o desenvolvimento neuro cognitivo e o desenvolvimento de habilidades de atenção, coordenação motora fina, sensório-motora, grafo-motora, viso-espacial-motora, além das habilidades leitoras. Nesta atividade da letra “L” cursiva, podemos incentivar o treino da letra “L” no formato cursiva, maiúscula e minúscula, de maneira lúdica e muito divertida. Encontraremos também a letra “L”no formato de libras para ensiná-la para as crianças e conversar um pouco sobre esse tema e sobre inclusão.
Sugestões de Trabalho
- Ensine para as crianças a letra “L” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “L” no formato cursiva maiúscula e a letra “l” no formato cursiva minúscula e explique esses conceitos para as crianças. Explique quando usar a letra maiúscula (no começo da frase ou em nomes próprios) e quando usar a letra minúscula. Peça para crianças dar exemplos de palavras que comecem com a letra “L, e vá escrevendo na lousa essas palavras em letra cursiva.
- Convide as crianças, uma por vez, para irem até a lousa fazerem a letra “L” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Oriente o movimento da letra. Se for necessário, pegue na mão da criança para ajudá-la na grafia da letra.
- Estimule as crianças fazerem a letra “L” maiúscula no formato cursiva com o dedo no ar. Faça o movimento junto com as crianças e depois peça para a criança fazer sozinha, uma de cada vez. Repita o procedimento com a letra “l” minúscula. Ensine e reforce para as crianças o movimento da letra no formato cursiva.
- Faça uma brincadeira com as crianças. Em roda e sentadas, cada criança deverá falar uma palavra que comece com a letra “L”. O(a) educador(a) deverá começar a brincadeira para ensinar como se faz. Logo após o(a) educador(a) mostrar como se faz, a criança ao lado diz uma palavra que começa com a letra “L”, e assim por diante. O(a) educador(a) poderá ir escrevendo as palavras no quadro em formato de letra cursiva. O(a) educador(a) decide quando encerrar a brincadeira.
- Distribua para as crianças a atividade educativa da ficha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças: “O que é, o que é? Tem na laranja e na lima, mas não tem na tangerina? Espere pela resposta das crianças. Escreva na lousa as palavras: laranja, lima e tangerina e dê destaque para a letra “L” para ajudar as crianças a encontrarem a resposta. Explique que na folha temos a letra “L” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e temos também a letra “L” no formato de libras que é a língua de sinais. Mostre a letra “l” em libras para as crianças. Faça o movimento da mão que representa a letra “L” em libras junto com as crianças. Depois, peça para as crianças contornarem o pontilhado da letra no formato cursiva com lápis, canetinha ou giz de cera, e, em seguida, deverão completar as letras sozinhas. Ensine o movimento das letras para as crianças. Fique à disposição para ajudá-las se necessário.
- Continue a construção de um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Agora é a vez de fazerem a letra “L”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF06 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |