Letra K de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Esta atividade educativa da letra "K" é um recurso didático que auxilia as crianças no processo de alfabetização e letramento, explorando a coordenação motora, o processo de reconhecimento das letras do alfabeto, a criatividade, além da linguagem oral e escrita. Com este material didático as crianças podem aprender brincando, e portanto, pais e professores podem utilizá-lo como uma estratégia para um aprendizado mais estimulante e divertido.
Sugestões de Trabalho
- Escreva na lousa com letra de forma as letras "K" em caixa alta e "k" em caixa baixa. Reproduza com as crianças o movimento da escrita da letra "K" com o dedo no ar, sobre a mesa, na areia, em cartelas de lixa fina, no papel utilizando tinta guache, etc. Você pode ainda confeccionar a letra "k" em EVA ou papel cartão e distribuir para as crianças. Também é interessante trabalhar a confecção da letra com massinha de modelar.
- Apresente aos alunos a atividade educativa proposta na ficha. Primeiramente, peça às crianças que passem o dedinho sobre o traçado das letras "K" maiúscula e minúscula, orientando-as a seguir as setas de acordo com a numeração. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir as letras tracejadas. Converse com as crianças sobre a diferença no traçado das letras "K" maiúscula e minúscula.
- Incentive-os a pintarem os desenhos que estão ilustrados na ficha de atividades. Mostre às crianças que as palavras "karatê" e "kiwi" começam com a letra "k". Pergunte se eles conhecem mais palavras que começam com esta letra.
- Trabalhe também com músicas e poemas, explorando além das letras do alfabeto, outros conceitos, como por exemplo, os sons. Uma ideia é trabalhar com as crianças a música "Letra K". Leve para a sala de aula um CD com a música e incentive as crianças a cantarem juntos. Em seguida, disponibilize a letra da música, impressa em uma folha sulfite, para cada criança e peça que identifiquem no texto a letra "k", por exemplo pintando ou circulando a letra.
- Você pode também, a partir da música, utilizar as palavras que começam com a letra "k" e introduzir o conceito de contagem, por exemplo contando o número de letras que a palavra possui.
- Com a ajuda da turma continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a letra "K".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Escuta de obras musicais variadas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |