A Letra “K” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Leitura - Alfabeto - Fonética -
Essa atividade educativa denominada “A Letra “K” Cursiva - Caligrafia“ ensina a forma de escrita cursiva da letra “K” para as crianças em idade de Educação Infantil, e treina a grafia dessa letra na forma cursiva maiúscula e minúscula. Além disso, trabalhar com essa atividade pedagógica permite o conhecimento e a prática da letra cursiva, o aperfeiçoamento de suas habilidades grafo-motoras e o desenvolvimento neuro cognitivo da criança. É sabido que a criança que escreve bem tem mais facilidade para leitura e vice-versa, nesse sentido, mesmo vivendo no mundo dos teclados, é muito importante a escrita à mão para o desenvolvimento das crianças.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula, mostrando esse vídeo para as crianças: “ Alfabeto Cursivo”. Depois de assistirem o vídeo, converse com as crianças sobre as letras do alfabeto que apareceram no vídeo e reforce que todas as letras estavam no formato cursivo de escrita.
- Ensine para as crianças a letra “K” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “K” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e explique esses conceitos para as crianças. Fale que a letra maiúscula deve ser usada no começo da frase ou em nomes próprios, e do restante deve ser usado sempre a letra no seu formato minúscula. Oriente que é muito importante aprender e treinar as várias formas de escrita das letras para ficarmos com uma letra mais bonita e para desenvolvermos várias habilidades motoras, sensoriais e neuro cognitivas fundamentais para o desenvolvimento de toda criança.
- Oriente as crianças para fazerem a letra “K” maiúscula e minúscula no formato cursiva com o dedinho no ar. Ensine para as crianças o movimento da letra “k” no formato cursiva. Faça junto com as crianças e depois peça para uma de cada vez, fazer sozinha. Se possível, faça também essa atividade usando uma caixa de areia e peça para as crianças treinarem a grafia cursiva da letra “K” na caixa de areia.
- Faça a dinâmica “Atenção! Concentração” com as crianças. Sentadas em roda, o(a) educador(a) começa cantando: “Atenção (bata 3 palmas), Concentração (bata três palmas), Vai começar (bata 3 palmas), A brincadeira (bata três palmas), Das letras (bata 3 palmas), do Alfabeto (bata três palmas), Letra k (bata três palmas),” Nesse momento o(a) educador(a) fala uma palavra com “k”, bate três palmas e passa a vez para a criança ao lado que também deverá falar uma palavra com “k” e bater três palmas e passar para o colega do lado e assim até não encontrarem mais palavras. Exemplo da brincadeira completa: “Atenção (bata 3 palmas), Concentração (bata três palmas), Vai começar (bata 3 palmas), A brincadeira (bata três palmas), Das letras (bata 3 palmas), do Alfabeto (bata três palmas), Letra “k” (bata três palmas), kiwi (bata 3 palmas), karatê (bata três palmas), ketchup (bata três palmas), kung fu (bata 3 palmas), karaokê (bata três palmas), kit (bata três palmas) etc.”
- Distribua para as crianças a atividade didática proposta na folha. Brinque de “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” Qual a primeira coisa que se coloca no karaokê? e espere pela resposta das crianças. Escreva a palavra karaokê na lousa e dê destaque na letra k para ajudar as crianças a encontrarem a resposta. Explique que na folha temos a letra “K” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e temos também a letra “K” em libras que é a língua de sinais. Mostre como se faz a letra “K” em libras para as crianças fazendo o movimento das mãos da letra “K” em libras com as crianças. Peça para as crianças fazerem também. Depois, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “k” cursiva e, em seguida, explique que elas deverão contornar o pontilhado com lápis, canetinha ou giz de cera. Feito isso, as crianças deverão fazer as letras sozinhas, até completar a linha. Ensine o movimento das letras para as crianças. Fique atenta para ajudá-las se necessário
- Continue a confecção com as crianças de um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Se vocês fizerem uma letra por vez, agora é a vez da letra “K”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |