Letra J de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Esta atividade educativa da letra J tem como objetivo auxiliar as crianças em idade pré-escolar no desenvolvimento da coordenação motora e cognitiva, linguagem oral e escrita, criatividade e conhecimento das letras do alfabeto. Com este material didático, além de treinar a grafia da letra J de forma maiúscula e minúscula, as crianças também podem colorir as imagens da joaninha e do jacaré. Além disso, esta atividade pode ser utilizada por pais e professores como ferramenta no processo de alfabetização e letramento.
Sugestões de Trabalho
- Utilizando a lousa, mostre aos alunos a grafia da letra J em caixa alta e caixa baixa. Reproduza com as crianças o movimento do traçado da letra "J" de forma em caixa alta (e caixa baixa) com o dedo no ar, sobre a mesa, na areia ou utilizando guache e papel.
- Leve para a sala de aula imagens ou objetos cujos nomes começam com a letra J, como jarra, joaninha, jacaré, etc. Mostre as imagens aos alunos e peça que identifiquem-as. Para cada imagem identificada destaque a letra "j", por exemplo, diga que "jarra" começa com a letra "j". Faça isso com todas as imagens (ou objetos).
- Apresente às crianças a atividade proposta na ficha. Peça que passem o dedinho sobre as letras "J" maiúscula e minúscula, orientando-as a seguir as setas de acordo com a numeração. Disponibilize giz de cera e peça que cubram as letras pontilhadas para treinar a sua grafia. Em seguida, estimule-os a pintar os desenhos do jacaré e da joaninha.
- No chão na sala de aula ou em um espaço externo, desenhe o traçado da letra "J" utilizando, por exemplo, giz de lousa e peça que as crianças sigam o traçado da letra pisando, ou andando e batendo palmas, ou ainda andando com as mãos para cima, etc.
- Distribua revistas ou jornais e proponha aos alunos que, com sua ajuda, encontrem e recortem palavras que comecem com a letra "J". Disponibilize folhas de sulfite e peça para que as crianças colem as palavras encontradas.
- Você pode ainda trabalhar com músicas infantis, como a música "Letra J". Confeccione um painel com a letra da música e fixe-o na parede da sala de aula, em um espaço acessível às crianças. Leve também um CD com a música e cante junto com as crianças. Em seguida, você pode fazer a leitura da letra da música para a turma e pedir que identifiquem a letra "J" nas palavras.
- Continue a construção do "Alfabeto de Parede", inserindo neste momento a letra "J".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc. |