Letra I de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Com esta atividade educativa as crianças aprendem a reconhecer e treinar a grafia da letra "I" maiúscula e minúscula, além de se divertirem colorindo os desenhos da "ilha" e do "iglu", desenvolverem a criatividade, a linguagem oral e artística e, ainda, desenvolverem sua coordenação motora. Esta atividade é um recurso didático que auxilia pais e professores no processo de alfabetização e letramento das crianças em idade pré-escolar, tornando assim o aprendizado mais agradável e divertido.
Sugestões de Trabalho
- Apresente aos alunos a letra "I". Você pode confeccioná-la em papel cartão, cartolina, EVA ou apenas escrevê-la na lousa em formato bastão. Uma outra proposta é preparar um cartaz colando a letra "I", em maiúsculo e minúsculo, e colar figuras cujo nome começa com a letra "I". Pronuncie com as crianças o nome de cada figura para que elas ouçam bem e percebam o primeiro som, que é a letra inicial.
- Você pode escrever na lousa o nome das figuras que estão no cartaz e utilizar essas palavras para realizar a contagem de letras, localizando a(s) palavra(s) com maior número de letras e também a(s) palavra(s) com menor número de letras.
- Organize os alunos em grupos e disponibilize jornais, revistas ou outras fontes e peça que eles procurem a letra "I". Disponibilize uma folha de sulfite para cada grupo e, em seguida, ajude-os a recortar e colar a letra "I" na folha.
- Apresente às crianças a atividade proposta na ficha. Oriente-as a passar o dedinho sobre o traçado das letras "I" maiúscula e minúscula seguindo as setas de acordo com a numeração. Disponibilize canetinhas, giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente os alunos a cobrir o traçado da vogal "i". Peça a eles que observem os desenhos ilustrados na folha de atividades. Converse com as crianças sobre a letra "i" e pergunte o nome de cada desenho e com qual letra começa a palavra. Incentive-os a expressar suas observações. Não esqueçam de colorir os desenhos.
- Trabalhe também com colagem de barbante e lã no contorno das letras, utilizando bolinhas de papel para fazer o pingo da letra "i" minúscula. Você pode utilizar a mesma ficha de atividades para isso ou desenhar as letras em folha sulfite A4 e distribuir aos alunos. Outra sugestão é confeccionar a letra "i" usando massinha de modelar e perfurar a massinha com canudinhos no contorno da letra.
- Trabalhe com as crianças músicas infantis, poemas, parlendas ou trava-línguas. Por exemplo, leve para a sala de aula um CD com a música "Os Indiozinhos". Confeccione um painel com a letra da música e fixe-o na parede da sala de aula em um espaço acessível às crianças. Você pode pedir aos alunos que ilustrem a letra da música, desenhando por exemplo um indiozinho. Fixe também os desenhos junto ao painel. Faça a leitura da letra da música e converse com as crianças fazendo perguntas como: "Com que letra começa a palavra indiozinho?", "Vocês conhecem outras palavras que iniciam com essa letra?", etc.
- Você pode também utilizar a música "Os Indiozinhos" para trabalhar os números de 1 a 10.
- Continuem a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a letra "i". Não se esqueça que é importante que o alfabeto, mesmo em construção, seja fixado na parede. Assim, os alunos terão mais uma forma de aprendizagem e poderão ser alfabetizados ouvindo, falando e vendo.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Música | Interpretação de músicas e canções diversas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc. |