+


Letra I de forma maiúscula e minúscula

Com esta atividade educativa as crianças aprendem a reconhecer e treinar a grafia da letra "I" maiúscula e minúscula, além de se divertirem colorindo os desenhos da "ilha" e do "iglu", desenvolverem a criatividade, a linguagem oral e artística e, ainda, desenvolverem sua coordenação motora. Esta atividade é um recurso didático que auxilia pais e professores no processo de alfabetização e letramento das crianças em idade pré-escolar, tornando assim o aprendizado mais agradável e divertido.

Letra I de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente aos alunos a letra "I". Você pode confeccioná-la em papel cartão, cartolina, EVA ou apenas escrevê-la na lousa em formato bastão. Uma outra proposta é preparar um cartaz colando a letra "I", em maiúsculo e minúsculo, e colar figuras cujo nome começa com a letra "I". Pronuncie com as crianças o nome de cada figura para que elas ouçam bem e percebam o primeiro som, que é a letra inicial.
  • Você pode escrever na lousa o nome das figuras que estão no cartaz e utilizar essas palavras para realizar a contagem de letras, localizando a(s) palavra(s) com maior número de letras e também a(s) palavra(s) com menor número de letras.
  • Organize os alunos em grupos e disponibilize jornais, revistas ou outras fontes e peça que eles procurem a letra "I". Disponibilize uma folha de sulfite para cada grupo e, em seguida, ajude-os a recortar e colar a letra "I" na folha.
  • Apresente às crianças a atividade proposta na ficha. Oriente-as a passar o dedinho sobre o traçado das letras "I" maiúscula e minúscula seguindo as setas de acordo com a numeração. Disponibilize canetinhas, giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente os alunos a cobrir o traçado da vogal "i". Peça a eles que observem os desenhos ilustrados na folha de atividades. Converse com as crianças sobre a letra "i" e pergunte o nome de cada desenho e com qual letra começa a palavra. Incentive-os a expressar suas observações. Não esqueçam de colorir os desenhos.
  • Trabalhe também com colagem de barbante e lã no contorno das letras, utilizando bolinhas de papel para fazer o pingo da letra "i" minúscula. Você pode utilizar a mesma ficha de atividades para isso ou desenhar as letras em folha sulfite A4 e distribuir aos alunos. Outra sugestão é confeccionar a letra "i" usando massinha de modelar e perfurar a massinha com canudinhos no contorno da letra.
  • Trabalhe com as crianças músicas infantis, poemas, parlendas ou trava-línguas. Por exemplo, leve para a sala de aula um CD com a música "Os Indiozinhos". Confeccione um painel com a letra da música e fixe-o na parede da sala de aula em um espaço acessível às crianças. Você pode pedir aos alunos que ilustrem a letra da música, desenhando por exemplo um indiozinho. Fixe também os desenhos junto ao painel. Faça a leitura da letra da música e converse com as crianças fazendo perguntas como: "Com que letra começa a palavra indiozinho?", "Vocês conhecem outras palavras que iniciam com essa letra?", etc.
  • Você pode também utilizar a música "Os Indiozinhos" para trabalhar os números de 1 a 10.
  • Continuem a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a letra "i". Não se esqueça que é importante que o alfabeto, mesmo em construção, seja fixado na parede. Assim, os alunos terão mais uma forma de aprendizagem e poderão ser alfabetizados ouvindo, falando e vendo.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Música Interpretação de músicas e canções diversas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

Comentários

X