A Letra “I” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Aprender as letrinhas do nosso alfabeto é o início do aprendizado da leitura e da escrita para a criança em idade de Educação Infantil. Quando começa a aprender as letras, geralmente a criança aprende no formato de letra bastão (de forma) e posteriormente aprende novos formatos de escrita como o formato de letra cursiva. Esse aprendizado é muito importante para o desenvolvimento do cérebro dos pequenos, pois eles fazem conexões entre os sons e a ortografia de cada letra e vão com isso, conseguindo se comunicar melhor e desenvolvendo a motricidade fina e a grafia. Essa atividade educativa “A Letra “I” Cursiva – Caligrafia” permite o ensino e o treino da caligrafia das crianças, mais especificamente da letra “I”, além de desenvolver o pensamento e o raciocínio lógico através do jogo de adivinha, e também a inclusão com o ensino da letra “I” em libras.
Sugestões de Trabalho
- Apresente para as crianças mais uma letrinha do nosso alfabeto em formato de letra cursiva: a vogal “I”. Escreva na lousa a letra “I” no formato de letra cursiva maiúscula e depois escreva a letra “i” no formato de letra cursiva minúscula”. Convide as crianças que quiserem tentar escrever a letra na lousa para fazerem. Deixe que todas que queiram, participem.
- Faça uma dinâmica com as crianças. Sentadas em roda, o educador começa cantando: “Atenção (bata 3 palmas), Concentração (bata três palmas), Vai começar (bata 3 palmas), A brincadeira (bata três palmas), Das letras (bata 3 palmas), do Alfabeto (bata três palmas), Letra i (bata três palmas),” Nesse momento o educador fala uma palavra com “i”, bate três palmas e passa a vez para a criança ao lado que também deverá falar uma palavra com “i” e bater três palmas e passar para o colega do lado e assim até não encontrarem mais palavras. Exemplo da dinâmica completa: “Atenção (bata 3 palmas), Concentração (bata três palmas), Vai começar (bata 3 palmas), A brincadeira (bata três palmas), Das letras (bata 3 palmas), do Alfabeto (bata três palmas), Letra “i” (bata três palmas), Igreja (bata 3 palmas), Iate (bata três palmas), Iara (bata três palmas), imã (bata 3 palmas), índio (bata três palmas), Injeção (bata três palmas) etc.”
- Peça para as crianças falarem, uma por vez, palavras que começam ou contenham a letra “i”. De preferência peça para elas falarem as palavras que apareceram na dinâmica acima. Anote todas as palavras na lousa no formato de letra cursiva. Depois, peça para a criança ir até a lousa e analisar uma palavra, circulando a letra “i” que encontrar nela. As crianças deverão ir até a lousa uma por vez, e cada uma analisará uma palavra. Ajude a criança que apresentar dificuldade. Certifique-se de que toda criança participe da atividade.
- Mostre esse vídeo para as crianças " Letra Cursiva”. Converse com elas sobre a letra “i” que apareceu no vídeo. Pause o vídeo na parte da letra “I”. Entregue uma folha de papel em branco e peça para elas escreverem a letra “I” da mesma maneira que o vídeo mostrou: no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula.
- Trabalhe com as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Faça o jogo de adivinhação com as crianças: “O que é? O que é? No início tem três e no fim só tem uma? Escreva na lousa, no formato de letra cursiva, as palavras “Início” e “Fim” e grife as letras “i” das palavras para as crianças visualizarem a resposta. Depois, mostre para as crianças que na folha de atividade temos vários formatos de escrita da letra “i”. Temos a letra bastão no enunciado, temos a letra cursiva maiúscula e minúscula na atividade e temos a letra “i” em libras que é a língua dos sinais. Mostre o movimento da mão que sinaliza a letra “i” e peça para as crianças fazerem junto com você. Explique que muitas pessoas se comunicam assim. Converse um pouco sobre inclusão. Depois, peça para as crianças contornarem o pontilhado da letra “i” no formato cursiva maiúscula e minúscula e completarem a linha escrevendo a letra até mesmo onde ela não está pontil
- Continue a construção de um " Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula para decorar a sala de aula. Agora é a vez de fazerem a letra “I”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF06 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |