Letra G de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Esta atividade educativa auxilia crianças em idade pré-escolar que estão iniciando o processo de alfabetização e letramento. Com esta atividade lúdica, as crianças podem aprender a reconhecer e treinar a grafia da letra "G" maiúscula e minúscula, além de desenvolver a criatividade, linguagem artística, percepção visual, coordenação motora e linguagem oral.
Sugestões de Trabalho
- Faça na lousa as letras "G" maiúscula e "g" minúscula em formato bastão. Reproduza com a turma o movimento do traçado da letra "G" de forma maiúscula com o dedo no ar, sobre a mesa, na areia, em cartelas de lixa fina, etc. Repita com a letra "g" minúscula.
- Disponha as crianças em uma roda e converse sobre a letra "G", onde podemos encontrá-la. Mostre imagens cujos desenhos comecem com a letra "g", como gato, geladeira, guitarra, etc, e enfatize que as palavras começam com a letra "g".
- Apresente às crianças a atividade proposta na ficha. Peça aos alunos que passem o dedinho seguindo o tracejado das letras "G" maiúscula e "g" minúscula. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente as crianças a cobrir a letra "G" maiúscula e minúscula seguindo as setas de acordo com a numeração.
- Peça aos alunos que observem os desenhos ilustrados na ficha de atividades. Converse com as crianças e pergunte com que letra começa o nome de cada figura. Você pode perguntar também o que mais podemos escrever com essa letra. Em seguida, peça que pintem os desenhos como quiserem. Por fim, para treinar a grafia da letra "G" maiúscula e minúscula, oriente as crianças a cobrir as letras pontilhadas dispostas no fim da ficha de atividades.
- Proponha atividades de ilustração da letra "g", por exemplo, pintura com a palma da mão e desenho livre que você pode utilizar cascas de ovo, serragem, botões para a decoração.
- Trabalhe com as crianças músicas, trava-línguas ou poemas relacionados com a letra "G". Pergunte aos alunos quem conhece, por exemplo, alguma música que fale sobre "galinha" ou "gato", etc. Neste caso, você pode utilizar músicas mais recentes ou músicas mais antigas como as canções populares, por exemplo "Galinha Pintadinha", "A Galinha Magricela", "Atirei o Pau no Gato", etc.
- Cante a música com as crianças e peça que elas encontrem a letra "g" maiúscula ou minúscula em toda a música e circulem. Você pode também fazer alguma ilustração da música e ajudar as crianças grafar a letra "g" com tinta ou cola colorida.
- Com a ajuda das crianças continue a construção do "Alfabeto de Parede", indexando agora a letra "G".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Escuta de obras musicais variadas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |