Letra E de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Esta atividade lúdica pontilhada da vogal "E" maiúscula e minúscula tem como objetivo estimular as crianças da educação infantil que estão iniciando o processo de alfabetização e letramento, além de desenvolver a coordenação motora e prepará-las para a escrita. Com esta atividade educativa, as crianças podem aprender de forma lúdica a reconhecer as letras do alfabeto e treinar a sua escrita, além de colorir desenhos. Este material lúdico pode ser utilizado por pais e professores para proporcionar às crianças em idade pré-escolar um ambiente de ensino aprendizagem mais estimulante.
Sugestões de Trabalho
- Escreva na lousa com letra de forma a letra "E", em caixa alta e caixa baixa. Reproduza com as crianças o movimento do traçado da letra "E" com o dedo no ar, sobre a mesa, em cartelas de lixa fina, na areia, etc.
- Apresente uma história em formato de "sanfona" ou um fantoche com imagens relacionadas à vogal "e", por exemplo, elefante, escada, estrela, escova, enxada, esquilo, etc.
- Apresente a atividade proposta na ficha às crianças. Peça que passem o dedinho sobre as letras "E" maiúscula e "e" minúscula, orientando-as a seguir as setas conforme a numeração. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente as crianças a cobrir as letras. Peça que pintem os desenhos do "elefante" e da "estrela" como quiserem.
- Diga às crianças que para treinar o traçado da vogal "E" precisam completar as letras tracejadas no final da folha de atividades.
- Converse com as crianças e mencione nomes de animais, objetos, lugares e pessoas que começam com a letra "E". Em seguida, faça com as crianças uma lista com alguns dos nomes mencionados utilizando um alfabeto móvel. Incentive a participação dos alunos.
- Leve para a sala de aula a vogal "E" confeccionada em uma lixa, esponja ou Eva e peça às crianças que a tateiem, orientando-as sobre os movimentos necessários para contorná-la.
- Desenhe o traçado da vogal "E", em tamanho grande, em uma cartolina ou papel pardo. Disponibilize revistas ou jornais e peça às crianças para fazerem bolinhas de papel e colar sobre o traçado da vogal. Exponha o trabalho final no mural.
- Continue a construção do "Alfabeto de Parede", inserindo agora a vogal "E".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO03 | O eu, o outro e o nós | Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |