Letra B de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
O objetivo desta atividade educativa da letra "B" maiúscula e minúscula tracejada é incentivar e auxiliar no processo de alfabetização e letramento das crianças da pré-escola. Com esta atividade, as crianças podem explorar o reconhecimento das letras do alfabeto, melhorar a coordenação motora, explorar e manipular materiais de pintura como giz de cera, lápis de ponta grossa e lápis de cor, além de colorir as gravuras que começam com a letra "b". Por ser um material didático lúdico, pode ser utilizado por pais e professores como uma estratégia para um aprendizado mais interessante e estimulante.
Sugestões de Trabalho
- Escreva na lousa com letra de forma as letras "B" maiúscula e "b" minúscula. Reproduza com as crianças os movimentos da escrita da letra "B" com o dedo no ar, sobre a carteira, em cartelas de lixa fina, na areia, etc. Faça os movimentos da escrita da letra nas formas maiúscula e minúscula.
- Leve para a sala de aula objetos cujos nomes começam com a letra "b" como uma bola, uma boneca, uma bolsa, etc. Organize as crianças em uma roda e comece uma brincadeira, por exemplo, com a bola. Faça perguntas como: "qual a cor da bola?", "como ela é?", "ela é grande ou pequena?", etc. Apresente às crianças a letra "B" e destaque que a palavra "bola" começa com a letra "b". Você pode realizar a mesma atividade utilizando outros objetos.
- Apresente a atividade educativa proposta na ficha. Primeiramente, peça às crianças que passem o dedinho sobre o traçado das letras "B" maiúscula e "b" minúscula, orientando-as a seguir as setas de acordo com a numeração. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir as letras tracejadas.
- Peça que pintem como quiserem os desenhos da "bola" e do "barco" que estão ilustrados na folha de atividades, enfatizando que as palavras "bola" e "barco" começam com a letra "b". Diferencie o traçado das letras "B" maiúscula e "b" minúscula. Em seguida, diga que precisam treinar a escrita da letra "B" e, então, solicite que as crianças cubram as letras pontilhadas na folha de atividades.
- Solicite às crianças que, com a ajuda dos pais ou responsáveis, recortem de jornais ou revistas palavras que começam com a letra "b". Você pode também pedir para que eles façam colagens com as palavras encontradas.
- Trabalhe com as crianças o poema "Jogo de Bola", de Cecília Meireles. Disponibilize um poema para cada criança. Leia o poema para elas e depois solicite que identifiquem no texto a letra "b", por exemplo pintando ou circulando a letra. Após a atividade, para explorar também a interpretação e o movimento, convide as crianças para brincar de bola. Converse com elas sobre o assunto da poesia e peça que comentem em quais outras brincadeiras a bola pode ser utilizada.
- Com a ajuda das crianças continue a construção do "Alfabeto de Parede", indexando agora a letra "B".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc. |
Linguagem oral e Escrita | Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc. |