+


A Laranja e a Letra “L” – Pintura e Colagem

Quando ensinamos as letras do alfabeto para as crianças em idade de Educação Infantil estamos inserindo-as no processo de alfabetização e letramento e preparando-as para o reconhecimento das letras e assimilação com as palavras. Esse é exatamente o principal objetivo dessa atividade da letra “L”. Trabalhar essa atividade educativa com as crianças, possibilita o aprendizado de maneira lúdica e natural do som e da grafia da letra “L”, ao mesmo tempo que permite o desenvolvimento de habilidades de coordenação motora fina, expressão artística com a pintura e colagem do traçado da letra e percepção visual. Por ser uma atividade educativa instrutiva e divertida, pais e/ou educadores (as) podem utilizá-la com as crianças, a fim de garantir uma aprendizagem mais eficiente para as crianças.

A Laranja e a Letra “L” – Pintura e Colagem - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a aula escrevendo na lousa a letra “L” no formato bastão, bem grande, e explique para as crianças que a aula de hoje é para reconhecermos a letra “L”. Pronuncie o som da letra “L” bem devagar e de maneira clara, e peça para as crianças repetirem com você a letra “L”.
  • Para deixar sua explicação mais ilustrativa, mostre esse vídeo para as crianças Letra L . Pergunte para as crianças, quais palavras com a letra “L” que aparecem no vídeo. Se houver interesse, assistam o vídeo novamente. Deixe as crianças falarem e se expressarem livremente. Dê exemplos de outras palavras com a letra ”L”: Limão, Leão, Lugar, Lixo, Luz, Lata, etc. Escreva as palavras na lousa dando destaque para a letra “L”.
  • Leve as crianças para o parque de areia ou providencie uma caixa de areia e coloque as crianças próximas da areia e peça para as crianças desenharem com o dedinho a letra “L” na areia. Faça várias vezes esse exercício com todas as crianças, e se necessário, pegue no dedinho da criança para orientar o traçado da letra “L”.
  • Distribua para cada criança a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado em voz alta e converse com a criança, explicando a atividade. Pergunte se as crianças sabem o que é o desenho. Explique para as crianças que a Laranja é uma fruta rica em vitamina C e muito importante na nossa alimentação, pois é um alimento muito saudável. Pergunte quem já chupou uma laranja ou quem já tomou um suco de laranja. Leve uma laranja na sala para as crianças verem e manipularem. Diga que a palavra laranja começa com a letra “L”. Peça para as crianças passarem o dedo sobre o traçado da letra “L”. Depois peça para as crianças pintarem da cor de sua preferência toda a letra “L” e depois de pintarem, estimule as crianças a colarem lantejoulas sobre o traçado da letra para decorá-lo. (você pode solicitar aos pais e responsáveis das crianças para enviarem as lantejoulas com antecedência ou você mesmo pode providenciar.)
  • Peça para as crianças desenharem com o dedo no ar, o traçado da letra “L”. Entregue massinhas de modelar e estimule cada criança a criar sua própria letra “L” de massinha. Fique à disposição das crianças para ajudá-las na criação do traçado da letra.
  • Você poderá também confeccionar com a criança um Alfabeto de Parede. O post traz várias sugestões, escolha a de sua preferência, se organize com antecedência e confeccione com as crianças. Você pode ir confeccionando aos poucos conforme for ensinando as letrinhas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.

Comentários

X