Jardim das Flores – Pintura
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Clima e Estações do Ano -
A atividade pedagógica “Jardim das Flores – Pintura” traz a proposta de, através de uma parlenda popular, estimular nas crianças o desenvolvimento da expressão oral e artística. Ao recitar a parlenda e pintar o desenho, a criança está trabalhando o desenvolvimento de habilidades como criatividade, oratória, coordenação motora entre outras. Além disso, ao trabalhar com essa atividade, poderá ser abordado o tema natureza e a sua importância para nossa vida. É uma atividade simples, divertida e muito eficiente para o desenvolvimento das crianças na educação infantil.
Sugestões de Trabalho
- Introduza o conceito de parlenda para as crianças. Pergunte para a crianças se elas sabem o que é uma parlenda. Explique que as parlendas são combinações de palavras, versos e rimas com temas infantis e que geralmente são recitados com ritmos para facilitar a memorização e a fixação do conteúdo proposto, e fazem parte do folclore brasileiro. Dê exemplos de parlendas para as crianças entenderem melhor. Ex: “Bambalalão, senhor capitão, espada na cinta, ginete na mão”; “Meio-dia, macaco assobia, comida no fogo, barriga vazia!” ...entre outras.
- Feito isso, mostre para as crianças a parlenda “Jardim das Flores”: “Entrei no jardim de flores, não sei qual escolherei, aquela que for a mais bela, com ela me abraçarei!” Ensine a parlenda para as crianças. Recite com ritmo e peça para que elas falem e repitam com você.
- Para ilustrar a parlenda para as crianças, se possível, mostre para as crianças esse vídeo Parlenda – Jardim das Flores . Você pode propor recitar a parlenda com as crianças em forma de música e até improvisar alguns objetos para fazer um som!
- Depois disso, converse com as crianças sobre o tema da parlenda: as flores, a natureza, a primavera! Explique que existem diferentes tipos de flores, como as rosas, as flores do campo, as margaridas e cada uma tem as suas cores e a sua beleza.... e todas são lindas! Nesse momento você pode mostrar algumas imagens de diferentes flores para as crianças. Explique para as crianças que as flores fazem parte da nossa natureza e que é muito importante para nossa vida, cuidar e preservar a natureza. Informe ainda que a estação do ano das flores é a primavera!
- Entregue a atividade educativa proposta na folha. Recite a parlenda “Jardim da Flores” de maneira rítmica, com as crianças. Explique para as crianças que existem vários tipos de flores, com diferentes formatos e diferentes cores, e que todas são lindas! Fale um pouco também sobre a natureza e a importância de sua preservação para nossa vida. Informe ainda que a primavera é a estação do ano das flores. Feito isso, mostre para as crianças os desenhos das flores na ficha de atividade educativa e peça para a criança escolher a flor que mais gostou para pintá-la! Deixe-as livres para escolherem a sua flor favorita e estimule-as a abusarem na criatividade. Elas devem colorir com as cores que desejarem. Fique atento(a) e ajude as crianças que precisarem.
- Entregue massinhas de modelar para as crianças e incentive cada uma a criar uma flor com massinha. Depois, peça para cada criança a apresentar sua criação e presentear o colega com ela.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET03 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |
Natureza e Sociedade | Observação da paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.). |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |